sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Vergonha carioca

     A espoliação do carioca, obrigado - obrigado, sim! - a passar pela Linha Amarela, vai aumentar a partir do primeiro dia de 2012. O custo - que já é extorsivo - de ficar engarrafado a qualquer hora, em qualquer dos dois sentidos, passará a ser de R$ 4,70, totalizando abusivos R$ 9,40 por dia, considerando o uso na ida e na volta, contra os R$ 8,60 cobrados atualmente, segundo nos informa O Globo.
     Não há justificativa plausível para a existência dessa cobrança. Pagar pedágio para ir de um bairro a outro da cidade não tem o menor amparo lógico. É simplesmente um acinte, um roubo oficializado que atende à ganância do governo e enche o bolso de empresários amigos.
     A obra, fundamental à circulação viária, foi paga integralmente pelo cidadão do Rio, através dos seus impostos. Não foi um presente dado à cidade, uma dádiva. Ao contrário. Era uma exigência para evitar que a circulação de veículos ficasse inviabilizada. Se o trânsito, com a Linha Amarela, é esse caos que todos nós vemos, é possível imaginar como seria, se a obra não fosse realizada. Realizada, diga-se, com enorme atraso. Inaugurada em 1997, fazia parte de um projeto viário criado para a cidade pelo arquiteto grego Constantino Doxíadis, em 1965, que contemplava, também a Linha Vermelha e outras vias expressas 'coloridas'.
     O malfadado pedágio, instituído sob a alegação de garantir a manutenção da 'via expressa', nada mais é do que um imposto disfarçado, uma malandragem. Em primeiro lugar, porque é obrigação do Governo garantir a qualidade de vida dos cidadãos. E construir estradas faz parte desse pacote. Não estou falando de rodovias interestaduais, opcionais, até certo ponto. Mas de uma rua apenas mais bem caprichada, que provou não estar preparada, sequer, para um acidente como o que parou a cidade há alguns dias (incêndio de um ônibus no interior do Túnel da Covanca).
     A baboseira de que há opções viárias não se sustenta. Ou alguém se imagina indo do Aeroporto Tom Jobim para a Barra pela Zona Sul? Paralelamente, há um evidente injustiça na cobrança, que atinge, apenas, os que se dirigem ou saem da região de Jacarepaguá. Os milhares de motoristas que usam a Via entre a Linha Vermelha e Piedade, por exemplo, estão livres da cobrança. O que não acontece com alguém que sai de Piedade para o Pechincha, ou vice-versa, num trajeto de apenas algumas centenas de metros.
     E não argumentei, ainda, com a grande malandragem da arrecadação sem controle efetivo. O contrato da empresa que explora a 'via expressa' com o município prevê uma utilização média, sobre a qual há uma taxação e uma obrigação de contra-partida. Mas o número real de usuários é um mistério, semelhante ao dos passageiros de ônibus. Só quem sabe é o empresário. Mas é coisa para mais de 'milhão por dia'.
     Um escândalo.
    

2 comentários:

  1. Nossa...VERGONHA e ROUBO. Um horror..não consigo por em palavras o que gera em mim,em cada cidadão e, principalmente, os que vão precisar utilizar essa via.
    Não é um presente a linha amarela,foi algo necessário ter construído..dá até raiva..não consigo expor o que sinto por meio de palavras,você já disse e pensar nisso me causa muitas coisas..que pefiro não comentar.

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  2. O que mais me incomoda, nesse caso específico, é a omissão dos nossa caros vereadores, Patrícia.

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