quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Histórias de Júlia e Pedro (30)

A fase escatológica

     Pedro, com seus quatro anos e meio, está naquela fase que podemos classificar de 'escatológica'. São "puns", "xixis", "cocôs" espalhados ao vento, seguidos de gargalhadas, sempre que eu, por exemplo, 'reajo': "Moleque, não fala bobagem. Para com isso rapaz ...".
     Ontem, pouco depois de chegar em casa, de regresso das 'férias natalinas' aqui na Pedra (sete dias e noites intensos e absolutamente agradáveis), pediu para falar comigo ao telefone. Queria cantar uma música "muito engraçada" que acabara de inventar. Imaginem:


     "Eu vi uma pulguinha
     Na cueca do vovô
     O vovô fez cocô
     E a pulguinha desmaiou".

     Nem sei como conseguiu chegar ao fim da tal música, pois ria sem parar. Pouco depois, ainda saboreando o efeito da sua - digamos - composição, pediu para voltar ao telefone, para dizer uma coisa "ainda mais engraçada". Eu já esperava algo semelhante:
     - Esse 'vovô' é o vovô Marco ...", gargalhou, deixando bem claro que o 'alvo' era eu, e não o avô paterno.

O jeito Júlia de ser

     Eu sou meio distraído com certas coisas. Não ligo muito para usar camisetas manchadas de cloro ou shorts antigos no dia a dia, especialmente quando preciso verificar a piscina, olhar o quintal, cuidar da Cléo e correr atrás dos netos, como na última semana.
     Mas Júlia não deixa passar essas minhas escorregadas na vestimenta. Em um desses sete dias que passou aqui na Pedra, não resistiu ao ver que eu estava usando, de novo, um calção que merecia estar no lixo há muito tempo.
     Com aquele meio sorriso de lado, que herdou da avó materna, e com o jeito irônico que faz parte do seu estilo bem pessoal, não perdoou:
     - Vovô ... Você ainda está usando esse short com um rasgo no bumbum? Para com isso! Vai trocar, vovô!", ordenou, balançando a cabeça com ares de condescendente reprovação.

2 comentários:

  1. Esse Pedro é danadinho mesmo..aliás o nome já diz isso,criança saudável,levada..rs..que gracinha de música. Eu adorei a gozação do teu ´´moleque``...e ri daqui..imaginando ele cantando pra você essa música com rima e tudo..imaginei também as gargalhadinhas dele..rsrs..
    A Júlia também é linda e já uma mocinha dando ´´ordens``..cá pra nós,bem dadas por sinal né vô Marco? que feio! ai ai ai (ralhando mesmo).
    Beijos nos pimpolhos que acabam fazendo a minha alegria,mesmo de longe.

    ResponderExcluir
  2. Eles são muito criativos e inteligentes, Patrícia (como você vem acompanhando nessas histórias). São encantadores, mesmo.

    ResponderExcluir