quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Eles se merecem

     A destacar, na posse do senador Jader Barbalho (PMDB-PA), a alegria da 'companheira' Marta Suplicy (PT-SP), que presidiu a solenidade da Mesa Diretora. Os sorrisos, abraços e deferências destinados ao mais novo integrante da 'base governista' evidenciaram a importância desse aliado de sempre.
     Eu não discuto a posse, em si. Acho que o STF, ao dar ganho de causa ao recurso do agora senador, que havia sido punido com base na Lei da Ficha Limpa, atendeu aos dispositivos constitucionais. A Lei, segundo a Constituição, não poderia ter sido aplicada em 2010.
     Lamento, sim, a forma como se deu: um dia após uma comissão de senadores do PMDB ter visitado o presidente do Supremo, César Peluzo, que desempatou o julgamento: estava 5 a 5 e o ministro usou a prerrogativa do voto de qualidade, dando chance à posse ainda este ano.
     Lamento, ainda, que um político com o histórico do senador tenha conquistado tantos votos (mais de 1 milhão), em uma prova da falta de informação e/ou alienação do eleitor comum. Infelizmente, não foi um caso isolado. Réus no processo do Mensalão são figuras proeminentes no Congresso.
     Mas não estranhei, nem por um momento, a relação íntima entre a representante do PT e do Governo com o senador paraense. Eles se merecem, sem dúvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário