segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Um fim de noite com FHC

     Nos últimos anos, na época do Natal, o programa Manhattan Connection (GloboNews, domingos, às 23 horas) tem presenteado seus espectadores com uns ótimos 50 minutos de conversa com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ontem não foi diferente. FHC, muitíssimo bem para os 80 anos completados este ano, deu mais uma demonstração de inteligência, presença de espírito, raciocínio lógico, charme e simpatia, tudo isso temperado com um saudabilíssimo bom-humor.
     Falou sobre todos os temas levantados pelos participantes do programa, visivelmente encantados com sua capacidade de dissertar sobre qualquer assunto, sem ares professorais ou sem cair na cilada da crítica fácil a seus adversários políticos. Em algumas passagens, ficou claro que estava se divertindo, também, com algumas intervenções mais mundanas.
     Foram momentos com alguém que está de bem com a vida; que não almoça e janta ódios ou ressentimentos. Alguém que olha o mundo - e o Brasil em especial - com a sensibilidade do comprometimento com o presente e com a responsabilidade com o futuro.
     Falou sobre que considera hesitação da presidente Dilma Rousseff, ao enfrentar temas mais duros, como o da corrupção. Mas não deixou de elogiar os avanços na política externa e a própria capacidade de impor uma imagem demonstrada pela nossa principal mandatária.
     Tudo, com estilo sóbrio, sem ceder a tentações que só diminuiriam a importância do papel que desempenhou na redescoberta recente do país. Fernando Henrique - em quem votei nas duas eleições presidenciais às quais concorreu -, a cada dia, mais me deixa convicto que deveria ser o paradigma dos políticos brasileiros, o patamar a ser perseguido. Um brasileiro respeitado no mundo todo, pela formação acadêmica, história de combate ao cerceamento dos direitos humanos e por lutar as boas lutas.
     Torço para que cumpra o compromisso de participar de entrevistas semelhantes, pelo menos, nos próximos dez anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário