quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Histórias de Júlia e Pedro (28)

Arte e encantamento

     Não canso de demonstrar meu encanto com Júlia, com sua presença de espírito, sua ironia (já é saudavelmente irônica, aos 8 anos), com seu jeito de demonstrar carinho. Ela sabe, por exemplo, que eu sou, talvez, seu maior fã, incluindo na minha lista seus dotes musicais. Assim, sempre que chego para vê-los (a ela e a Pedro, o molequinho de 4 anos), ela, sem aviso ou anúncios, pega a flauta doce e começa a executar as músicas que aprendeu nas aulas do Colégio Pedro II, o 'nosso' colégio (eu também estudei lá, e isso - eu sinto - faz diferença para ela).
     Senta perto de mim e começa a tocar, sem exibições, mas por saber que eu vou ficar atento, elogiar seu progresso, estimular, aplaudir. Na última vez em que estivemos juntos, ela tinha tinha um compromisso social: o aniversário de uma amiga, em uma casa de festas. E casa de festas é sinônimo de opções que vão desde uma simples brincadeira a escaladas de paredões.
     Depois de algum tempo à flauta, foi trocar de roupa. E ela faz questão de escolher o que vai vestir, os complementos (sapatos, prendedores de cabelo etc). Nesse dia, escolheu um vestido com estampa floral, colocou uma travessa e se deu por pronta. Linda, como  sempre. Pouco antes de sair, no entanto, resolveu completar a indumentária. Escolheu um bermuda de malha, justa, que não aparecesse, para colocar sob o vestido.
     E explicou o motivo:
     - Assim eu posso ficar mais à vontade nas brincadeiras. Eu já estou ficando crescida, não é vovô?
     É claro que dissemos que não precisava, que ela é ainda uma criança, que pode ficar à vontade, mas entendemos sua preocupação - embora precoce. Oito anos.
     É uma princesa.

Pedro, o provocador
     Já o moleque, no mesmo dia, me recebeu com a alegria de sempre, mas evidentemente provocativo. Ele sabe da minha paixão pelo Vasco, paixão que transmiti para minhas filhas. Mas optou pelo time do pai, que é rubronegro. Pois basta eu chegar para ele, depois dos beijos carinhosos, correr e pegar um escudo do 'seu' time e me provocar e gargalhar com minhas reações: - Tira isso de perto de mim, moleque. Vai me dar coceira". Essa disputa leva sempre alguns minutos. Ele correndo para encostar o tal escudo em mim e eu fugindo pelo apartamento.
     Quem diria que isso aconteceria, logo comigo ...

4 comentários:

  1. Bem-vindos de volta ao blog, Julia e Pedro!
    As histórias de vocês me fazem bem à alma. Um antídoto aos "malfeitos" brasilienses...

    ResponderExcluir
  2. Eu também não me sinto bem remoendo esses tais 'malfeitos', Terezinha. Seria ótimo, mesmo, se vivêssemos em um mundo de histórias semelhantes às de Júlia e Pedro. Pena que os contos de terror do nosso mundo político sejam tão reais e onipresentes.

    ResponderExcluir
  3. Que delícia... adorei as duas histórias! Eu me transportei totalmente a elas, chegando a "presenciar" em minha mente - e coracão - os dois capítulos. Excelente! Um beijo pros seus netos e outro pra você! Feliz Natal pra toda a família!

    ResponderExcluir
  4. Crianças fazem muito bem a todos nós, Solange. E suas histórias completam nossos dias. Feliz Natal para vocês, também.

    ResponderExcluir