segunda-feira, 30 de abril de 2012

A farra do governador

     As novas imagens postadas pelo deputado federal Anthony Garotinho, no seu blog, certamente aumentaram o 'desconforto' do governador Sérgio Cabral. Elas exibem o governador participando de um show do U2, em Paris, na pista, ao lado do empresário Fernando Cavendish e de secretários de estado. Cenas de enlevo, exibindo os casais (todos estavam acompanhados por suas mulheres) dançando, namorando.
     Essas imagens compõem a terceira leva de publicações. Antes, já tínhamos sido brindados com fotos ridículas e cenas deploráveis de um jantar. Não teríamos nada com isso se não fosse por um 'pequeno' detalhe: Cabral, segundo o próprio Palácio Guanabara, estava viajando em "missão oficial à França". Isso quer dizer que suas despesas e a de seus acompanhantes estariam sendo pagas pelo contribuinte, o que seria desastroso; ou pelo então presidente da construtora Delta. Nos dois casos, em qualquer lugar do mundo, o governador estaria seriamente ameaçado de perder o cargo.
     A estreita relação com o empresário, por si só, já é motivo de suspeição. A participação da Delta nas obras realizadas no Rio de Janeiro, ficamos sabendo todos, cresceu escandalosamente durante o governo de Sérgio Cabral. O mesmo aconteceu em relação às obras do tal PAC. A marca da empresa está espalhada pelas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. E em todos os lugares seus contratos estão cercados de desconfiança, denúncias de sobrepreços, propinas, financiamento de campanhas.
     Não importa que as cenas tenham sido divulgadas por um inimigo do governador e que existam intenções eleitoreiras por trás das denúncias. Mesmo quando partem de criminosos, delações - se sólidas -, têm peso e importância inquestionáveis. O governador terá que enfrentar as suspeitas que recaem sobre ele, em algum momento.

     (*) Uma questão vem me incomodando: quem terá 'vazado' as tais imagens? Só pode ser alguém com acesso aos envolvidos. Alguém que esteja se sentindo traído, abandonado. Alguém que esteja lembrando que tem muito a revelar, não apenas cenas de uma farra inescrupulosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário