domingo, 29 de abril de 2012

'Filme' cubano

     O Estadão nos revela hoje mais uma fuga cinematográfica - de fato e de direito - da ilha dos irmãos Castro, aquele paraíso caribenho que existe apenas no mundo de fantasias da chamada 'esquerda', seja lá o que isso ainda for. Um jovem casal - protagonista de um filme justamente sobre a aventura de adolescentes tentando escapar de Cuba - aproveitou a participação em um festival de cinema nos Estados Unidos e saiu de cena.
     Na escala em Miami, do voo que os levaria a Nova Iorque, para o Festival de Tribeca, os dois jovens aproveitaram uma distração dos seus acompanhantes e desapareceram. O rapaz, sequer foi receber o prêmio de melhor ator a que tinha direito. Preferiu ficar fora do palco, mas a salvo.
     Dez dias depois de desaparecer, o casal surgiu em um programa de televisão, contando sua aventura. A fuga já vinha sendo planejada há algum tempo. Faltava, apenas, a oportunidade, e ela surgiu com o festival. O único senão, segundo o Estadão, que reproduz material da BBC Brasil, é o medo que o jovem tem de represálias contra a mãe, que ficou para trás.
     Essa é a realidade de Cuba, após cinco décadas de ditadura. Quem está por lá - jovens em especial - quer sair. A liberdade - ainda bem - é uma atração irresistível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário