domingo, 1 de janeiro de 2012

Um brinde ao passado


     Nada melhor para começar um novo ano do que lembrar um passado que nos deixa orgulhosos de ter feito parte dele. Ontem, destaquei a qualidade da geração que debutava no jornalismo no fim dos anos 1960, justamente num momento de transição do país, que inaugurava um período de exceção que deixou marcas na sociedade. Marcas que ainda hoje estão bem vivas.
     Hoje, inspirado em um comentário de Carlos de Laet, um velho companheiro de O Globo, sobre o jornalista e acadêmico Merval Pereira Filho, me senti na obrigação de reverenciar um grupo de jovens e – por paradoxo que pareça – já experientes repórteres que o jornal do Dr. Roberto Marinho reuniu na equipe da Geral nos primeiros dos anos 1970, mais exatamente entre 1973 e 1976.
     Nossa Geral – eu já fazia parte dela, vindo de quase cinco anos no O Jornal –, em determinado momento, ostentava - ao mesmo tempo! - jornalistas realmente diferenciados, como José Marcelo de Lima Pontes, Nilton Lucas Capareli, Franklin Campos, Telmo Wambier, Altamir Tojal, o já citado Merval Pereira Filho e, sem falsa modéstia, eu mesmo. Competir com aquela ‘força da natureza’ era complicado, mesmo para a ótima equipe do Jornal do Brasil, nosso concorrente direto, que já ‘navegava’ no prédio da Avenida Brasil, onde passei, quase 18 anos, a partir de janeiro de 1982.
     Outras ótimas gerações surgiram, ao longo do tempo – e eu destaco várias, com as quais tive o prazer de trabalhar e aprender, no ensaio ‘Nariz de Cera’ (aí ao lado, no Blog, ao alcance de um clique). Nesse ensaio, conto histórias dos meus 40 anos passados basicamente em três redações. Mas essa equipe – a dos anos 70 de O Globo - foi, sem dúvida, a que mais me marcou, pela densidade profissional, quantidade e exuberância de talentos.

2 comentários:

  1. A nossa turma de O Globo foi considerada e ainda o é, o ouro do jornalismo carioca, pelas diversas gerações que se sucederam em nosso Sindicato e por inúmeros companheiros da ABI. Bom incluirmos no nosso convívio do Globo o Tim Lopes, Riomar Trindade, Aguinaldo Silva (hoje novelista e escritor) e as meninas Leda Nagle, Celeste Cintra e Belisa Ribeiro. Como ainda estou na ativa, nãso tenho saudades do passado porque ainda faz parte da minha vida profissional. A todos vocês, lembrados pelo Marco e agora por mim, o nosso brinde para um Feliz, felicíssimo 2012! Carlos de Laet

    ResponderExcluir
  2. Todos os lembrados foram citados nominalmente no 'Nariz de Cera', Laet. Inclusive você. No caso específico do texto, eu estava me referindo a um grupo que estava na Geral, ao mesmo tempo: a partir do segundo semestre de 1973, quando desembarquei na Rua Irineu Marinho, 35. Omiti, desse grupo de 'repórteres A', o Carlos Marchi. Leda, Belisa, Sílvia Costa, Amélia Gonzales e outros por lá passaram um pouco mais tarde e fazem parte do que eu considero uma nova geração de O Globo, como Luis Erlanger. Outros excelentes profissionais, como Brandão e Margarida Autran, não mais estavam na Geral. No texto, parti da seu comentário sobre Merval, sem dúvida o mais destacado de todos nós, e aquela equipe, em especial.

    ResponderExcluir