terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Extorsão sem limites

     A sanha arrecadadora de todos os níveis governamentais assume, a cada dia, um perfil ainda mais nefasto e leviano no Brasil. A partir de abril, nos lembra O Globo, passa a vigorar a Lei de Diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, sancionada hoje pela presidente Dilma Rousseff. Em síntese, essa jabuticaba fiscal quer dizer o seguinte: todos os prefeitos de cidades com mais de 20 mil habitantes podem inventar um pedágio para extorquir seus cidadãos, como já acontece aqui no Rio, nessa famigerada Linha Amarela, o caminho mais rápido entre dois monumentais e constantes engarrafamentos.
     Não será mais necessário, sequer, fingir que consulta a população. Os alcaides, a exemplo do nosso jovem, impetuoso e desastrado prefeito Eduardo Paes, quando obrigados a abrir caminhos para que todos possam usufruir do direito de ir e vir, estarão autorizados a sapecar uma taxa vergonhosa nos cidadãos que pagam impostos justamente para receber serviços. Tudo, maquiado com o argumento da tal Mobilidade Urbana que, no caso Rio de Janeiro, não passa da mais desastrada imobilidade.
     É esse tipo de excrescência que já pune uma parcela da população, obrigada - é isso mesmo, obrigada - a usar a Linha Amarela, um negócio que rivaliza, em falta de controle público, com o jogo do bicho e transporte de ônibus. Dezenas de milhares de usuários usam a tal 'via expressa' entre a Linha Vermelha e o posto de pedágio, livremente. Já o mesmo pagador de impostos que mora na Freguesia, por exemplo, é obrigado a arcar com uma despesa diária de R$ 9,40. Onde está a lógica?
     Além dessa discrepância no tratamento de iguais, a simples existência de cobrança de pedágio para ir de um bairro a outro de uma mesma cidade é um acinte, uma vergonha que enche os bolsos dos felizardos que administram a via - construída e paga com o dinheiro dos nossos impostos - e, pelo que se vê no país, certamente de mais alguns beneficiados.
     Assim, nossa 'Cidade Maravilhosa' está prestes a ganhar mais dois presentes, pouco divulgados. A nova avenida que vai atravessar a Zona Norte e o futuro Túnel da Grota Funda, fundamental na ligação das Zonas Sul e Oeste, serão pedagiados, também. No caso específico da Grota Funda, a prefeitura, preocupada com as repercussões negativas em ano eleitoral, vem mentindo à população, ao omitir que haverá, sim, cobrança de pedágio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário