quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A boa indignação

     Romildo Guerrante, um antigo companheiro de jornadas, um jornalista que construiu uma das mais dignas carreiras das últimas quatro décadas (talvez mais ...), se solidarizou comigo no sentimento de indignação com essa mais nova investida da Globo no terreno da indigência cultural e comportamental, o tal do BBB. Romildo, ao comentar meu texto , foi tão duro na crítica quanto eu tenho sido ao longo desse tempo, aqui no Blog.
     A revolta desse velho lutador de boas lutas é, em quase todos os aspectos, semelhante à minha, em especial quando analisamos o desrespeito que esse tipo de atração representa. É o mais cínico nivelamento por baixo; o mais vergonhoso apelo ao que há de pior no ser humano.
     Não consigo admitir que a luta pela audiência, pelas verbas publicitárias, justifique a opção pelo deletério. A responsabilidade dos meios de comunicação - e a Rede Globo é indiscutivelmente o mais influente e poderoso do país - vai muito além do faturamento. Sua força determina condutas, orienta comportamentos, gera conceitos, sinaliza caminhos especialmente para jovens.
     Não prego, jamais faria isso, pela minha formação, qualquer tipo de censura. Quem já trabalhou com um censor na mesa ao lado, cortando e jogando fora textos, como eu, sabe que não é a resposta. O caminho é outro, que passa inexoravelmente pela conscientização, pela exata noção da responsabilidade dos meios de comunicação.
     Não estou falando nos tais 'valores da sociedade cristã etc etc'. Isso é uma baboseira. E sim nos valores que devem naturalmente nortear as sociedades. Atrações como esse BBB e similares diminuem - repito - o país, pelo caminho escolhido para atingir os cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário