sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Pelé foi ... Pelé

     A - digamos - 'polêmica' em torno de quem seria o melhor jogador de futebol de todos os tempos ganhou um novo ingrediente, com a última capa da revista Time, que retrata o argentino Lionel Messi, com o sugestivo título de 'King Leo'. Que o astro maior do Barcelona é o mais destacado jogador em atividade no mundo, não tenho a menor dúvida. Messi está em outro patamar, em outro nível. Mas entre ele e Pelé existe toda uma galáxia.
     Não é à toa que alguém é campeão do mundo aos 17 anos, e fazendo os gols que ele fez na Copa da Suécia. Assim como ninguém é tricampeão mundial e faz 1.238 gols por acaso. Pelé - e isso não e apenas uma imagem - parou uma guerra; obrigou um juiz a recuar na sua expulsão, por exigência dos fãs apaixonados; cativou reis, rainhas e presidentes.
     Pelé pairou acima do bem e do mal, assim como se equilibrava no ar para dar cabeçadas mortais, com os olhos abertos. Pelé, em campo, fazia tudo com perfeição. Quem não o viu atuando, jamais verá algo igual. Não há comparações com qualquer outro. Maradona? Esse é um misto de discussão e brincadeira de péssimo gosto. Não é preciso ir muito longe, basta colocar a história de cada um lado a lado.
     Em relação Maradona, tenho sérias dúvidas se ele foi melhor do que Zico, Garrincha ou Rivelino. Quem me conhece e à minha paixão pelo Vasco sabe que eu sou absolutamente insuspeito para dizer isso.
     Voltando a Messi: ele é sensacional, sim. Suas arrancadas, dribles em velocidade e visão de jogo encantam a qualquer um. Mas Pelé foi absolutamente genial. Pelé foi ... Pelé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário