quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Histórias de Júlia e Pedro (33)

A filosofia de Júlia
     A viagem de Laranjeiras para a Pedra de Guaratiba começara há uns 15 minutos quando Pedro, por um motivo qualquer, absolutamente irrelevante, começou uma sinfonia que durou seguidos e atordoantes 50 minutos, até que ele foi vencido pelo cansaço e dormiu. Durante todo esse tempo, sentado na sua cadeirinha, ao lado de Júlia, ele chorou e repetiu apenas e tão-somente quatro palavras: "Eu quero minha mãe".
     De nada adiantavam as tentativas de explicações - eles estavam indo para a Pedra, com antecedência (mãe e pai só virão em dois dias), para que seu quarto fosse pintado. Ele, como quem já teve crianças por perto sabe, não escutava uma palavra do que se dizia. A partir de determinado momento, não sabia sequer por que estava chorando. Mas continuava chorando.
     Júlia, com aquele seu jeito muito engraçado e 'maduro', não parava de reclamar:
     - Pedro, eu estou com dor de cabeça. Fica quieto. Para de chorar ..."
     Era pior. Aí mesmo é que o tom do misto de choro e mantra do moleque aumentava. Foi então que Júlia nos brindou com dois daqueles momentos impagáveis. Vamos ao primeiro.
     Irritada com a insistência do irmão e sem a menor paciência, virou para nós e disse, com toda a seriedade possível em uma mocinha de 8 anos e meio, quatro a mais do que Pedro:
     - Vocês estão vendo como é difícil viver com esse menino. E eu ainda tenho que dividir o quarto com ele."
     Mais tarde um pouco, com um ar mais maduro ainda, saiu-se com outra pérola, que merece ser dividida com todos vocês. Virou-se para o irmão, que dera uma pequena trégua na lamentação, e constatou:
     - Pedro, a gente não tem tudo o que quer na vida. Você, por exemplo, não vai ver a mamãe agora. E eu não consigo que que você pare de chorar."
     Júlia é assim.

4 comentários:

  1. Kkkkkk... excelente..uma psicóloga mirim. Que gracinha.

    ResponderExcluir
  2. É uma saudável vida entre tapas e beijos, Patrícia. Voce, pelo que já comentou, viveu essa experiência, com seus irmãos.

    ResponderExcluir
  3. ô e como..imagina com dois irmãos?? a madura era eu (apesar de ser caçula),kkk

    ResponderExcluir
  4. Definitivamente, Júlia é a mais madura. Ou não é?

    ResponderExcluir