sábado, 28 de janeiro de 2012

Histórias de Júlia e Pedro (34)

Pedro e o português
     Júlia desde muito pequena fala corretamente. Usa os tempos verbais e as concordâncias quase com perfeição - a perfeição que se pode exigir de uma criança de oito anos. Ela sabe exatamente que é para ela 'vir', e não para 'vim', um conhecimento simples que parece faltar à grande maioria dos nossos analistas televisivos, sejam eles esportivos ou políticos.
     Nunca houve uma cobrança direta, chata. As correções surgiam naturalmente, nas conversas, no seu aprendizado, no estímulo à leitura. Com Pedro acontece o mesmo. Embora, para a idade (apenas 4 anos e meio), tenha um vocabulário bem acima da média e muito bem empregado, comete lá seus enganos, comuns e naturais.
     Um deles é o do emprego indevido do pronome 'se'. É um tal de "se eu se molhar"; " eu posso se lavar sozinho" e afins. E, como acontecia com Júlia, é lembrado da forma correta, especialmente pela mãe:
     - Eu 'me' lavar, Pedro. 'Me' ...", destacava Flávia, sempre.
     De tanto ouvir essas correções em um mesmo dia, Pedro não aguentou e desabafou:
     - Eu não sei por que tem tanto me, me, me, mamãe ..."
     Todos riram, é claro. E lembraram da 'ponderação' que ele fez quando vítima de outra correção. Ao ouvir que não deveria dizer "eu vou ir", e sim "eu vou", não teve dúvidas:
     - Mas eu vou 'ir', mamãe ...", reforçando o ir.
     Aos poucos ele está indo, sim, e muito bem.

2 comentários:

  1. Que gracinha...os dois..e a diferença de idade é boa pela interação e aprendizado até um pouco mais rápido para o Pedro que tem a irmã como musa inspiradora,embora saibamos que,todo menino,não importa a idade,vai implicar com a irmã..eu tenho 2 mais velhos.. Mesmo na fase adulta,ouvi implicâncias de um deles,implicâncias no sentido de zoar,brincar..Não tem jeito,menino que se preza,implica com a menina,e,quando isso acontece,é pq a adora. Assim como o Pedro ama a irmã,mesmo implicando com ciúmes ou outros sentimentos,mas a verdade é essa, a ama. E,segundo a princesa Júlia,haja paciência com o irmão...rsrs (lembrei da história no carro- ele chorando falando Quero minha mãe e ela bufando...rsrs)
    beijos

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Patrícia. Júlia é a referência de Pedro, inclusive no gosto por música, literatura e diversão. Independentemente das brigas, que fazem parte, também, do aprendizado.

    ResponderExcluir