quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Ao Barcelona, o mundo

     Certamente o ranking da Federação Internacional de História do Futebol não é dos mais indiscutíveis. Mas é um ranking levado a sério no mundo da bola e foi divulgado na página de Veja. Nele, ano pasado, despontou com folga o melhor time do planeta, o Barcelona de Messi, Iniesta e Xavi, para ficarmos apenas em três enormes nomes. A uma razoável distância, surge outro exemplo do poderio do futebol espanhol, atual campeão do mundo, o Real Madri de Cristiano Ronaldo.
     Entre esses dois gigantíssimos e outro não menos poderoso, o inglês Manchester United, aparece o argentino Vélez, à frente do Santos de Neymar e Ganso, que ficou em uma honrosa sexta colocação (o quinto foi o também inglês Manchester City). Para alguma surpresa, dois chilenos entre os dez melhores do ano: Universidade de Chile, indiscutível campeão da Sul-Americana. (7º) e Universidad Católica (10º). Os portugueses Benfica e Porto ocupam, respectivamente, os oitavo e nono lugares.
     E os clubes cariocas, por onde andariam? O melhor de todos é o Vasco, certamente pelo conjunto da obra, especialmente no segundo semestre. Mas surge, apenas, em um modesto 27º lugar, à frente de Internacional (32º), Cruzeiro (60º), Fluminense (64º), Grêmio (69º) e Flamengo (93º). O Botafogo nem é citado na matéria, que destaca o fato de o Corínthians ter ficado atrás dos cem primeiros (153º lugar!!!), mesmo tendo conquistado o Brasileiro.
     Nesses tempos de abstinência futebolística (tenho tremores quase incontroláveis), essa 'premiação' ajuda a manter acesa a paixão e a provocar saudáveis comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário