segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Uma vergonha para o país

     As ameaças à vida do deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ) envergonham o Brasil. Não se pode conceber que, nos tempos modernos, bandidos travestidos de policiais obriguem uma pessoa e sua família a deixarem sua cidade, seu país, para fugir, independentemente de o alvo ser um deputado ou uma vítima comum de esquadrões da morte.
     Marcelo, que se notabilizou pelo combate ao poder paralelo que se instalou nas comunidades, no vácuo deixado pela ausência do Governo e foi fonte de inspiração para o filme Tropa de Elite 2, vai viver amparado pela Anistia Internacional, por um tempo ainda incerto, num país mantido em sigilo.
     É a admissão mais cínica da incapacidade do Poder Público - em todos os escalões - em proteger o cidadão. Se um deputado, um representante da população, é obrigado a fugir, temeroso do que pode acontecer à sua família, em especial, o que se pode esperar quando o ameaçado é um um homem comum?
     Essa insegurança mais do explica a prevalência das quadrilhas de milicianos em toda a cidade do Rio, diversos municípios do estado e em outras regiões do país. É um poder paralelo, corrompido e corrompedor, capaz de todas as arbitrariedades para preservar os enormes ganhos proporcionados pela venda da segurança e demais serviços que o Estado não provê, como deveria, como é de sua obrigação.
     O Brasil acordou menor hoje, com essa notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário