quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Errou, Gaciba, errou!!!

     Eu esperava um pouco mais de independência do novo comentarista de arbitragem da Globo, Leonardo Gaciba. Ele vinha mostrando sagacidade nas aparições nos programas pós-jogos do SporTV. Bom raciocínio, domínio de cena e poucos erros de concordância (falar ao vivo é muito complicado, nós sabemos).
     Mas não é que o jovem Gaciba escorregou na mesma casca de banana esmagada há anos pelos seus companheiros mais antigos? Se eu fosse o Mário Vianna dos comentaristas, gritaria, a plenos pulmões, que ele foi, ontem à noite, "um soprador de microfone".
     Um juiz - não lembro o nome, nem interessa muito - que anula aquele gol (seria o primeiro), em uma jogada que vem de trás, não pode ser absolvido, como foi o que apitou Botafogo e Corínthians (2 a 0 para os cariocas). É o be-a-bá da arbitragem. Não há impedimento se o passe vem para trás. O último defensor do adversário pode estar na intermediária, não interessa. Se a jogada inicial é válida - como era -, fim. Foi um erro capital, que não dá chances de apelação, ou defesa.
     Não satisfeito, Gaciba disse que não viu interferência de um atacante do Flamengo no gol contra o Palmeiras. Caro: o rapaz (acho que o Jael), que estava em posição de impedimento, no mínimo, passou na frente da bola, que vinha em sua direção. Tentou, até, cabecear. Se isso não é interferir ...
     Não são casos isolados. A recorrência de absurdos na arbitragem - que prejudicam a todos, em determinados momentos -, infelizmente, encontra eco nos ex-colegas que atuam nos jogos, como comentaristas.
     Seria bom que todos os aspirantes a astros das transmissões esportivas se espelhassem no Júnior, um ex-jogador sensacional que consegue conquistar a qualquer um, independentemente do clubismo, por sua isenção, capacidade de ver os jogos, síntese das análises. Júnior é, na tevê, tão elegante e inteligente quanto foi nos campos. Um craque.

4 comentários:

  1. Só mesmo no "país do futebol" um cara como esse, que nunca passou de um árbitro regular, vem agora arvorar-se em sábio, dono da verdade... O mais ridículo é quando nega o que todos viram: a clara interferência do jogador do Flamengo na jogada, o que deveria determinar a anulação do gol.
    Não perco meu tempo ouvindo esses "catedráticos", tão entendidos em arbitragem quanto milhões de telespectadores, alguns, como nós, que acompanham futebol há sessenta anos...

    ResponderExcluir
  2. Lamentável, mesmo, Paulo. Desculpou o cabra que anulou o gol do Botafogo e, não satisfeito, absolveu o que validou o do Flamengo.

    ResponderExcluir
  3. Claro, Marco. Essa tendenciosidade é cada vez mais flagrante. Vale tudo para promover a dupla "Framengo-Curíntia", o grande filão das transmissões esportivas. Querem transformar -- e vão conseguir -- esses dois clubes nos únicos verdadeiramente grandes no futebol brasileiro. A Globo lidera a "babação" ao Flamengo, enquanto a Band só vê o Corinthians e os paulistas...

    ResponderExcluir
  4. Venho notando esses clássicos erros de arbitragem que, até eu, leiga e aprendiz no assunto dos gramados,vejo logo que o erro..Quando assisto com o meu véio,raramente pergunto algo,fico prestando atenção e tenho notado que não tenho feito feio,rs..
    Tenho que concordar com o seu comentário a respeito do ex jogador e craque Junior.Ele manda muito bem nos comentários.
    Patrícia
    PS: Não estou conseguindo entrar com a conta do google,entonces deixo meu nome.

    ResponderExcluir