quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Eles não desistem ...

      Alguns jornais publicaram hoje que a Associação Brasileira de Imprensa - a velha, historicamente digna e necessariamente isenta ABI - está disposta a investigar a quebra de conduta ética da Veja, no recente episódio que envolveu o ex-ministro e deputado cassado José Dirceu, acusado pela Justiça de ser o chefe da quadrilha do Mensalão, aquela que arrombou os cofres públicos no primeiro governo Lula.
     A revista, segundo o "consultor de empresas" (é a atividade que Dirceu diz estar exercendo), teria invadido seu quarto em um hotel em Brasília e realizado gravações ilegais de seus encontros "particulares" com ministros, senadores, deputados e presidente da Petrobras. Para que Veja seja 'julgada' por ter realizado uma reportagem, assinada, basta apenas que Dirceu faça um pedido.
    Pois bem. É gratificante saber da preocupação da entidade com a 'ética', em essência, com o jornalismo. Espero, sinceramente, que essa determinação seja carreada, também, para uma tomada de posição em relação à insistência com que o Partido dos Trabalhadores luta pelo que batizou de 'marco regulatório dos meios de comunicação', como ficou decidido hoje, na reunião da Executiva Nacional e O Globo divulgou. .
     Trocando em miúdos, como diria minha mãe, esse tal marco quer dizer o seguinte: jornalismo bom é aquele que aplaude o Governo, desde que seja do PT, é claro. Esculhambar os outros, do PSDB e DEM, em especial, não só pode, como deve ser feito. Com inteira liberdade.
     Já esse negócio de ficar descobrindo roubalheira nos ministérios, na Casa Civil, achaques, venda de informações privilegiadas e distribuição de dinheiro entre os companheiros é coisa de imprensa imperialista, direitista e ... marronzista, como diria o 'Bem-Amado' coronel Odorico Paraguassu.
     Com proverbial falta de respeito à inteligência alheia, o secretário de Comunicação do PT, o deputado paranense André Vargas, garantiu, no entanto, que seu partido está querendo, apenas, "abrir o debate com a sociedade".
     'Passa fora' com essa conversa fiada, 'seu' secretário.

2 comentários:

  1. ´´Abrir o debate com a sociedade?`` Sei...sabemos...ahã.. Que sujeira e desrespeito com o povo e com o jornalismo... Vai lá AIB,vai fundo..

    ResponderExcluir
  2. O que é pior: encontram aliados, entre jornalistas, nessa busca de controle do jornalismo.

    ResponderExcluir