domingo, 30 de outubro de 2011

Histórias de Júlia e Pedro (24)

     À sombra do jameloeiro
    
     Eu tentei resistir. Desconversei, brinquei. Mas não houve jeito.
     - Você prometeu, vovô ...", lembrava Júlia.
     - É mesmo, você 'pometeu' ...", reforçava Pedro.
     A promessa? Brincar com eles na piscina. No dia anterior, escapei por pouco, alegando que já estava ficando tarde, que precisava fazer algumas coisas. Diante da possibilidade de esquecimento - confesso -, disse que mergulharia com eles no dia seguinte. Contava com a mudança do tempo, para desanimar a dupla. A água estava fria, eu sabia. E o vento ...
     - Você pro(o)meteu", repetiram os dois, em coro, já dentro da água.
     Imprensado, fui para o sacrifício. A água estava gelada, resultado da chuva da madrugada e do sol apagado. A alegria dos dois, que passaram a me disputar (nem o pai encarou essa 'fria'), no entanto, compensou. Ser avô também é achar água fria uma delícia.









Júlia e Pedro. Não é preciso dizer mais.





    Frases soltas.
     Nesses dois dias, Pedro, com a sabedoria dos seus quatro anos bem vividos, nos brindou com algumas frases que merecem ser repetidas. Vamos a elas:
     1) Sentado num banco sob o jameloeiro da casa: "Ficar na sombra de uma árvore e ler um livro é muito bom, vovô"
     2) Brincando com Cléo, sua amiga inseparável: "Ela está farejando a planta".
     3) Revivendo o passeio com a turma, ao Alto da Boa Vista, no sábado pela manhã: "Eu sou um menino mateiro".
     4) Ao ser 'convocado' para escovar os dentes e ficar sabendo que precisava bochechar, pois a pasta continha flúor, ao contrário da que usa em casa, que pode ser engolida: "Prefiro ficar com os bichinhos da cárie a usar pasta com flúor".
     5) Ao me 'ajudar' a acender as lâmpadas do quintal: "Nós somos parceiros, vovô".

2 comentários:

  1. óóóóó...me delicio em ler as histórias dos seus netos lindos e arteiros.Afina,criança que se preza é levadinha,mesmo que seja no diminuitivo e adoram fazer perguntas em momentos mais impróprios,rsrs... A Júlia tá ficando linda,não sei como ela era na idade do Pedro,mas deveria ser tão linda quanto...e o Pedro tem uma cara de menino bom,mas de bonzinho tem nada....rs...pelo menos é a impressão que tenho vendo as fotos. Parabéns pela parceria e carinho..mas não teve jeito,hein? teve que se molhar...prometeu? tem que mergulhar..

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas referências às crianças, Patrícia. Elas são encantadioras, não canso de repetir. Sou 'suspeito' para falar da beleza de Júlia e das levadices desse meu'parceiro'.

    ResponderExcluir