domingo, 27 de novembro de 2011

Histórias de Júlia e Pedro (27)

Júlia e a princesa

     Passando em frente ao Palácio Guanabara, a caminho da escola de Pedro, eu e Júlia nos vimos conversando sobre uma antiga moradora, a princesa Isabel. O conversa começou quando ela me lembrou que 'nosso' colégio, o Pedro II, vai fazer aniversário dia 2 de dezembro, um dia antes de ela entrar em férias.
     Expliquei esse era o dia do aniversário do imperador Pedro II , que teve duas filhas, e que uma delas - Isabel - tinha morado exatamente ali.
     - Ela foi minha foi minha vizinha, então", brincou.
     Confirmei e perguntei, apenas para ter certeza, se ela sabia alguma coisa sobre a princesa.
     - Ela libertou os escravos, vovô!.
     Festejei o fato de ela, ainda no início do ensino fundamental, já ter essa noção histórica e perguntei se ela sabia o nome da outra filha do imperador. Ela disse que não e eu contei que ela se chamava Leopoldina. O comentário foi bem no estilo de Júlia:
     - Mas ela não é tão conhecida, vovô.
     Tive que concordar. Para muita gente adulta, Leopoldina é apenas uma 'estação também'.

2 comentários:

  1. Esperta,inteligente..linda. Lembro quando tinha a idade dela,por aí,não mais tardar,uns 9 aninhos e fiz todos na minha turma rirem com uma pergunta minha.
    A professora ensinando história e falando da princesa Isabel e a libertação dos escravos e eu quieta,ouvindo..a aula tranquila foi interrompida por mim. -Professora, a princesa Isabel era bonita?

    ResponderExcluir
  2. Ela me surpreendeu, Patrícia, ao responder tranquilamente quem foi a princesa. Júlia é uma menina muito esperta, mesmo (sem corujice ...).

    ResponderExcluir