sábado, 26 de novembro de 2011

Cadeias, já!

     A decisão do Ministério da Justiça, destacada pelo O Globo, de cancelar a construção de três dezenas de presídios, por uso indevido de dinheiro, falta de interesse dos estados beneficiados e obras condenadas remete a uma questão: onde colocar as quadrilhas que assaltam os cofres públicos. Há casos exemplares, que mereciam cadeia já, como o da construção de uma prisão no município gaúcho de Passo Fundo. Lá, as obras mal começaram e já houve um 'sobrepreço' (eufemismo para roubo) de R$1,4 milhão.
     Há, evidentemente, um erro de gestão. As obras que estão sendo suspensas foram aprovados em convênios assinados, segundo O Globo, entre 2005 e 2010. Quase nada foi feito nesse período, mas grande parte da verba liberada foi apropriada pelos estados. Dinheiro em caixa e tudo parado. Alguém precisa dar conta dessas verbas, E alguém precisa explicar como é que se demora tanto para descobrir essas falhas.
     Essa inconsistência e esse descaso com o dinheiro público são recorrentes. Gasta-se mal - muito mal - e as fiscalizações são omissas. Ou, quando atuam, como no caso das obras para a Copa, em Mato Grosso, surge alguém para alterar pareceres e favorecer pilantragens.
     O Brasil precisa de mais cadeias, urgentemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário