sábado, 16 de julho de 2011

Um futebol diferente

     Como o fim de semana que começa hoje está soterrado de atividades esportivas - além do Brasileiro, temos a Copa América e os Jogos Militares, no Rio -, vou fugir um pouco à temática geral do blog para falar de um time de futebol. Se fosse sobre o Vasco, não seriam necessárias justificativas, pois estaria falando de uma paixão. Mas me vejo compelido a escrever sobre o Coríntians, líder da competição nacional, invicto e com certa folga.
     Não sei até que ponto o técnico Tite é o responsável. Mas o tal time do Parque São Jorge vem apresentando, no mínimo, um futebol diferente dos demais clubes brasileiros. Não é lá um primor de técnica, sou forçado a admitir, mas mas vem compensando eventuais limitações com uma disposição tática, determinação e preparo físico irrepreensíveis.
     Todos os jogadores participam intensamente das partidas, o tempo todo, sem parar, pressionando os adversários no campo de ataque, chegando em todas as divididas, trocando de posição, dobrando a marcação. Os adversários mal têm tempo para parar a bola, esboçar um drible mais largo. Há sempre um Willian ou um Paulinho em cima da jogada. Foi assim contra o Vasco. Foi assim contra o Internacional. Impressionante.
     Pode perder, vai perder algum dia, é evidente. Até por que tem fragilidades individuais, sujeitas a tropeções e passes errados. Mas vai obrigar o adversário a lutar sem parar. E não podemos dizer que é só coração, determinação - que já não seria pouco, convenhamos.
     Há destaques individuais, sim, como Jorge Henrique, melhor a cada jogo, e os já citados Willian e Paulinho, dois atletas surpreendentes também pela habilidade. Se confirmar a volta de Tevez, então, o Coríntians será candidato a qualquer título que dispute, em qualquer lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário