domingo, 10 de julho de 2011

Alinhamento com o poder

     A coluna de 'notícias políticas' da página 2 de O Globo, exceto às segundas-feiras, vem se firmando, a cada linha, como a segunda maior divulgadora de notícias favoráveis ao governo. Só perde, em quantidade e má qualidade do conteúdo, para as matérias expelidas pelos assessores formais da presidência.
     O tom das notas, em especial quando se referem ao que se convencionou chamar de modelo Dilma de governar, remete ao mais puro cabotinismo. Se dois ministros são demitidos, envolvidos até a alma em escândalos, isso se deve, segundo a coluna, à determinação moralizadora da presidente, e nunca à pura e simples podridão dos corredores do poder.
     Os petistas, ainda segundo as notas (epa!!!), estão sempre decididos a confrontar seus parceiros da base, eles, sim, passíveis de de reprimendas. Já a oposição, está invariavelmente metida em brigas internas, lutas de grupos, divergências entre caciques e coisas afins, sem rumo.
     Certa vez, tocando no mesmo tema, lembro que cheguei a especular que esse espaço nobre do jornal - pelo incontestável histórico - me parecia, de fato, ser o caminho mais rápido para um cargo no primeiro escalão. Essa impressão vai se firmando cada vez mais, a cada edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário