terça-feira, 5 de julho de 2011

Serginho, você está de castigo!!!

     Você já sentiu aquela sensação de vergonha, constrangimento, por outras pessoas, pelo que estavam fazendo ou deixando de fazer? Algo como ter vergonha por quem, parece, não tem vergonha. Pois é assim que eu estou me sentindo com relação ao governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, filho. Não é de hoje. Aliás, seria mais justo dizer que tenho vergonha de ser governado por ele há muito tempo.
     Confesso que já não conseguia aturar aquela expressão de menino zangado, fazendo beicinho, a cabeça ligeiramentre levantada, compungido ou raivoso, dependendo do 'evento'. Mas, como tenho fama de 'intolerante', ia levando.
     Há limites para tudo, no entanto. Ao anunciar a adoção de uma espécie de cartilha de comportamento, daqui para a frente, o filho do Sérgio Cabral quebrou todas as barreiras, além de ter lançado dúvidas sobre os ensinamentos adquiridos casa. Comportamento ético, assim como samba, governador, não se aprende na escola. Ou se é decente, ético, digno, ou não. Não é possível ser mais ou menos nesses patamares.
     Alguém acredita que nosso governador não sabia que era errado despejar o bem público na privada? Você tem dúvida que não fica bem um governante sair pelo mundo na carona de grandes empresários, hospedando-se em hotéis de magnatas? É preciso fazer cartilhas para dizer essas obviedades?
     Cadeira de governador ou presidente não é banco de confessionário. Não basta ensaiar meia dúzia de desculpas esfarrapadas (divulgadas pela assessoria de imprensa, é claro!), dizer que está arrependido, fazer cara de moleque pego roubando doce na cozinha, prometer uma dúzia de orações e tocar a vida, depois de escrever cem vezes no quadra de giz: "Não brincarei nunca mais com o aviãozinho do Eike".

2 comentários:

  1. Excelente postagem.

    Educação e respeito se aprende de berço.. confesso que eu o tolerava,mas ele,assim como vários políticos,passou dos limites..

    Recentemente, no meu ambiente de trabalho em uma emissora de rádio, tive vergonha por um ato de outra pessoa e esta,não teve a decência de sentir isso. Ainda me chocam atitudes como grosseria, falta de respeito. Eu acabo sentindo vergonha pelo outros.Infelizmente tem muitos como o Sérgio Cabral, que possuem a cara de ``aço``, de pau seria pouco por tamanha ignorância e falta comprometimento com o cargo que assume e, o pior, com a personalidade.Não sei como conseguem dormir, acordar,e se sentirem homens. Homem -ser humano- tem que ter honra,coragem,determinação e respeito com si próprio e claro,com os demais...mas tem que se fazer respeitar. Pra isso não precisa de cartilha. Ou possui ou não.

    ResponderExcluir
  2. Nossos políticos, em geral, apostam sempre na falta de informação das pessoas,Patrícia. É inacreditável que um governador de estado tenha proposto a tal cartilha, como fez Cabral.

    ResponderExcluir