sábado, 12 de maio de 2012

Uma Pedra incomoda a Prefeitura

     A resposta da Prefeitura do Rio de Janeiro à mobilização dos moradores de Pedra de Guaratiba, inconformados com a supressão dos acessos diretos à Estrada Matriz, veio rapidamente. A Secretaria Municipal de Obras divulgou nota oficial na qual admite - por caminhos transversos - que há uma falha no projeto e promete uma solução para reduzir a enorme perda de tempo e dinheiro a que todos estão obrigados, para entrar no bairro (quem vem de Campo Grande ou da Grota Funda), ou sair dele, em direção a Campo Grande.
     A princípio, de acordo com a nota, resultado direto do encontro do prefeito Eduardo Paes com os moradores, hoje pela manhã, serão criados retornos na altura da estação do Mato Alto e das Estradas da Capoeira Grande e do Magarça.
     Isso não quer dizer, entretanto, que o problema será resolvido a curto prazo, como deveria, já que há um erro formal. Na nota, a Secretaria reconhece que não pode prever quando terá o cronograma e o valor para o que chama de 'adequação viária'.
     Abaixo, a nota oficial, paliativa e destinada a minorar os inevitáveis prejuízos políticos:
     "A Prefeitura vai atender ao pleito dos moradores de Pedra de Guaratiba e implantará novos acessos ao bairro dentro do pacote de obras do corredor de BRT Transoeste. Técnicos da Secretaria Municipal de Obras e da Secretaria Municipal de Transporte avaliaram que a melhor alternativa é a construção de dois retornos na Av. Dom João VI próximos à estação de BRT Mato Alto: um para os veículos que seguem na pista sentido Barra da Tijuca para Santa Cruz e Campo Grande e outro na pista sentido Santa Cruz para a Barra da Tijuca e Pedra de Guaratiba.
     Também serão abertos retornos na altura da Estrada da Capoeira Grande, no sentido Santa Cruz, e na Estrada do Magarça, para facilitar o acesso em direção a Sepetiba. A Prefeitura ainda estuda o cronograma e o valor desta adequação viária."

Um comentário: