segunda-feira, 7 de maio de 2012

Ter moral é preciso

     "A sede do Aurora Dourada era um turbilhão de entusiasmo. Jovens vestidos de preto, de coturno e tatuagens que quase não eram suficientes para cobrir os bíceps; caras de maus amigos, testosteronas, anabolizantes; o retrato falado perfeito do militante. Muitos destes jovens se alinhavam diante de Urania Michaloliakos, a filha do líder, responsável pelas novas gerações e pela "seção feminina" do partido."
     O texto acima é de O Globo e retrata o outro lado - absolutamente perverso - da moeda cunhada pela crise europeia. O Aurora Dourada é um partido extremista grego, país imerso em uma crise sem precedentes e da qual talvez não consiga sair sem traumas profundos. Por acaso, é do que se convenciona chamar de 'direita'. Não seria diferente - nos absurdos programátiicos - se fosse de extrema 'esquerda'.
     Nas eleições de domingo, o partido de Nikolaos Michaloliakos, ex-militar e inimigo declarado dos imigrantes, conseguiu inacreditáveis 7% do eleitorado (21 cadeiras no Parlamento) pregando, entre outras sandices, minar as fronteiras do país, para evitar o que ele classifica de invasão de não-gregos.
     Essa manifestação de parcela representativa do povo grego é, para mim, um exemplo claro de que a Europa precisa, sim, repensar seus caminhos, como um todo, respeitadas - é evidente - as características de cada nação, sua história.
     O - mais um - excelente artigo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ('Política e Moral') publicado ontem em diversos jornais, entre eles O Globo e OEstado de São Paulo, tem uma frase que, acredito, é definitiva: "Não é possível conceber a política apenas como uma luta entre partidos, com programas e interesses opostos, marcados por conflitos diretos entre as classes".
     Assim como o ex-presidente, também acredito que "é hora, portanto, para um discurso que, sem olhar para o retrovisor e sem bater boca com 'o outro lado', até porque os lados estão confundidos, sirva de base moral para mobilizar a população".
     Para quem gosta de um bom texto, com conteúdo, aí fica a sugestão. É só clicar em http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,politica–e-moral-,869271,0.htm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário