quarta-feira, 25 de maio de 2011

Uma aventura caribenha - Capítulo 26

Estradas de terra cortam a região, levando aos pontos turísticos


Domingo, 8/08/1999 - Os caminhos para os tepuys
     Gran sabana, Venezuela - A Grande Savana, esse imenso parque natural, fica no centro da região denominada Guayana (sul da Venezuela, norte do Brasil e sul da Guiana e Suriname). Na verdade, é uma grande planície de 900 a 1.400 metros de altura, com mais ou menos 15 mil quilômetros quadrados de extensão.
     Sobre ela, reinam os 'tepuys', enormes montanhas de até 2.800 metros. São eles que dominam a paisagem e a imaginação dos indígenas. É nos tepuys (o principal deles é o Roraima, exatamente na fronteira de Venezuela, Brasil e Guiana, zona em litígio), também, que nascem os rios que cortam toda essa belíssima região, acessível aos brasileiros pela chamada 'rota da integração', que parte de Manaus e chega a Caracas ao longo de 2.500 quilômetros de estradas.
     A porta de entrada da grande savana, para os brasileiros, é a cidade de Santa Elena de Uairén, a apenas 17 quilômetros da fronteira. Mas há que tomar algumas precauções.
     A primeira delas, óbvia, é estar com o passaporte em dia. A situação dos carros também deve ser regularizada, o que pode ser feito no Departamento de Trânsito de Boa Vista. Além disso, o Brasil exige vacina contra febre amarela.
     No lado venezuelano, os brasileiros contam com a assistência do consulado brasileiro (Calle Antônio José de Sucre, 24, Santa Elena de Uairén, telefone 088.951256).
     Em Santa Elena há várias agencias de turismo autorizadas a funcionar, como a Anaconda, Adventure, Afonso e Happy. Mais detalhes com o escritório de turismo do estado Bolivar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário