sexta-feira, 13 de maio de 2011

Uma aventura caribenha - Capítulo 19

Segunda feira, 2/8/1999 - Venezuela vive momento histórico
     Caracas - A Venezuela vive amanhã, terça-feira (3 de agosto de 1999), com a instalação da Assembléia Nacional Constituinte, um momento histórico na sua vida (*), talvez decisivo na definição do seu futuro. As esperanças da população (são cerca de 25 milhões de pessoas, um quinto das quais concentradas na capital, Caracas) estão todas depositadas nesse novo momento do país. E isso ficou bem claro há duas semanas, quando a nação em peso votou com o presidente Hugo Chávez, conferindo-lhe uma esmagadora vitória eleitoral: 95 por cento das cadeiras legislativas em jogo. A expectativa em torno da posse é enorme justamente porque o país depende, muito, da reordenação política, social e jurídica que resultará da nova constituição.
     Hugo Chávez também sabe disso. Tanto que jogou todo seu peso político nas eleições passadas. Ele precisa das mudanças para colocar em prática seu projeto político, que tem um ponto crucial e fundamental: a reforma agrária. O Presidente necessita dos instrumentos legais para cumprir suas promessas de, afinal, tirar a Venezuela dessa espécie de letargia em que vive há três décadas, embalada pela enganosa paz dos petrodólares (o pais é um dos grandes produtores de petróleo do mundo).
     Com a economia estagnada e esmagada pelo enorme peso de uma taxa de desemprego que chega, hoje, a inimagináveis 38 por cento, a Venezuela precisa urgentemente de reformas que estimulem a produção (o país praticamente importa tudo que consome) e, consequentemente, aumentem a oferta de trabalho, como apregoa Hugo Chávez. A resposta pode estar chegando.

(*) O texto mantém a visão que o autor tinha na época, quando Hugo Chavez ainda era, de certa maneira, uma incógnita. A avaliação atual pode ser conferida nos textos publicados no Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário