segunda-feira, 9 de maio de 2011

Uma aventura caribenha - Capítulo 17

Nossa equipe, com o mar do Caribe ao fundo: o embaixador Ruy Nogueira, João Marcos, eu e João Carlos, em foto de Alexandre Viana

Sábado, 31 de julho - O Rali Venezuelano

     Caracas - Imaginem milhares de carros velhos, velhos mesmo, a maioria caindo aos pedaços ou colada de qualquer maneira. Agora, coloquem esses cacos velhos sob o comando de motoristas que, digamos assim, não ligam muito para normas de trânsito. Mas isso ainda não é tudo. A síntese absoluta desse previsível caos urbano são os taxis, milhares deles, os mais velhos e com os motoristas mais enlouquecidos do planeta. Está formado o quadro para um alucinado e quase sempre perigoso rali urbano (*), que envolve a todos num jogo sem vencedores.
     É claro que há carros novos e outros quase novos. É verdade que há, também, motoristas que respeitam as leis e são, até, gentis. Mas são a minoria.
     A frota venezuelana, em sua base, é formada por quase cinquentenárias barcaças americanas das décadas de 50 e 60, absolutamente sem manutenção. Como a gasolina é muito barata aqui (algo em torno de R$ 0,20 o litro), os venezuelanos usam e abusam. Os carros, desde que se locomovam, vão para as ruas. É verdade que, já nas ruas, param a todo instante, fervendo ou com pneus estourados.
     Muitos também não tem sequer vidros laterais, ou faróis e lanternas em condições (é claro que esse quadro reflete a crise econômica que atinge o país). Nas ruas ou estradas, é muito comum esbarrar (literalmente) com um desses dinossauros largados no meio da pista, algumas sem acostamento.
     Já ia esquecendo: as buzinas de todos eles funcionando otimamente. Acredito que buzinar seja um elemento cultural desse simpático pais, recheado de gente amável e hospitaleira - fora das ruas, é claro.

(*) O perfil da frota e do comportamento dos motoristas foi feito há 12 anos.

2 comentários:

  1. Que legal a narração dessa aventura, literalmente.. Você andou em um desses carros ´´semi novos``? Coragem,hein? A única coisa ´´chata`` é esse mar caribenho,kkk

    ResponderExcluir
  2. Comecei a fazer esse tipo de viagem ainda no JB, no caderno Carro e Moto. Mais tarde, transformamos essas 'aventuras' em um produto.

    ResponderExcluir