segunda-feira, 19 de março de 2012

Cartéis da opressão

     A visita do papa Bento XVI a Cuba e ao México, ainda este mês, está provocando reações muito semelhantes nos dois países, nos contam O Globo e o Estadão. No México, um dos principais cartéis de drogas do país, 'Os Cavaleiros Templários', anunciou uma trégua na violência, garantindo que o grupo não é composto por criminosos. A reação de traficantes de outro facção foi imediata: cortaram a cabeça de dez pessoas em outra região.
     Em Cuba, o governo de Raul Castro decidiu dar uma trégua no combate aos dissidentes e libertou as 70 integrantes do grupo Mulheres de Branco, presas no fim de semana quando realizavam manifestação pacífica contra a violência política na ilha. Pouco antes, os 13 manifestantes haviam sido presos por ocuparem uma das igrejas de Havana, para formalizar seu protesto contra o regime, também haviam sido liberados.
     São dois exemplos claros de tentativas de acobertamento da realidade, uma realizada por bandoleiros que sequestram os direitos do povo mexicano; outra, institucional, por um regime que oprime a liberdade dos cubanos. A uni-los, a violência contra a população, expressa de formas diferentes, mas indesculpáveis.

Um comentário:

  1. Marco, tudo bem? Sou repórter da Folha e estou fazendo um perfil sobre a Luciana Villas Boas, que vc cita neste post. Estou em busca de gente que tenha trabalhado com ela no período para conversar (já a entrevistei, mas acho importante ouvir quem a conheceu também). Será que você poderia me ajudar ou indicar alguem que tenha trabalhado diretamente com ela e que pudesse falar?
    Beijo, obrigada
    Raquel Cozer

    ResponderExcluir