domingo, 24 de junho de 2012

Transando na Zona Oeste

     É preciso reconhecer - e eu ainda não o havia feito - que a recém-inaugurada TransOeste é um bálsamo para quem vive do 'lado de cá' da Serra Grota Funda, como eu, que escolhi Pedra de Guaratiba como porto, há quase doze anos, fugindo do caos urbano de Jacarepaguá, onde morava. A duplicação da Avenida das Américas (a partir do Recreio Shopping) e o túnel transformaram o deslocamento em algo plenamentre suportável, agradável, até. O restabelecimento dos retornos, na altura da Estrada da Matriz, resolveu o problema do acesso principal à Pedra, motivo de protestos encampados aqui, no Blog.
     Não posso avaliar o serviço de ônibus expressos, ainda em aperfeiçoamento, mas acredito que venha a atender plenamente aos interesses da população, do terminal Alvorada até à estação Pingo D´Água, pelo menos. Já não posso dizer o mesmo do trecho que vai daí até Santa Cruz.
     Por falta - imagino - de espaço físico, verbas para desapropriações e respeito àquela região da cidade, houve, apenas, uma adaptação do corredor já existente, onde foram construídas estações para os ônibus do novo sistema. Os ônibus articulados, nos seus deslocamentos, usam a mesma faixa de rolamento dos demais veículos, pela esquerda (as estações ficam entre as pistas) - o que é ainda mais grave.
     Assim, nas proximidades das paradas, é preciso desviar de obstáculos, sair da frente e torcer para não ser abalroado por outro veículo que venha rodando pela faixa da direita. Uma espécie de jabuticaba da engenharia de tráfego que o projeto - essencial e parcialmente muito bem executado - não merecia.
     Outra falha impedoável, ao menos para a turma da Pedra: a Estrada da Matriz - que 'cruza' a Avenida das Américas - foi simplesmente esquecida. Há buracos e falta de calçadas por todos os lados. Estreita e escura até à altura da nova sede da Região Administrativa (daí em diante segue em duas pistas até a Praça do 'Rodo'), a Matriz surge como um desafio à segurança de motoristas e pedestres.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário