quarta-feira, 20 de abril de 2011

Uma aventura caribenha - Capítulo 6

Sexta-feira - 23/07/99 - Expedição troca a estrada pelo rio

     Porto Velho - Foram 1.035 quilômetros de estrada (da cidadezinha de Pontes e Lacerda até Porto Velho) e uma surpresa não muito agradável: a BR-319, que liga (?) a capital de Rondônia a Manaus está interditada. Não apenas difícil, alagada ou coisa semelhante, está fechada, mesmo. A notícia, que nos foi passada no posto de abastecimento na entrada da cidade, foi confirmada pelas polícias rodoviárias de Rondônia e do Amazonas, contatadas por João Carlos Nogueira.
     Algumas pontes de madeira cederam e não há como fazer a travessia de alguns rios. Manaus, só de balsa, pelo Rio Madeira, um dos afluentes do Amazonas. "E é bom andar rápido, pois vai sair uma balsa de madrugada", alertou nosso informante.
     Acabamos de jantar ali mesmo, no restaurante do posto, e seguimos para o porto. A balsa estava lá, pronta para zarpar às 4 horas da madrugada. Só que já estava lotada. Uma carreta acabara de ocupar o espaço que, em tese, estava reservado para nós. Alexandre Viana ainda tentou negociar com o encarregado do porto, mas não adiantou.
     Outra balsa, só amanhã, sexta-feira. Fica, pelo menos, a promessa de quatro dias - é, isso mesmo, são quatro (ou cinco) dias  de Porto Velho a Manaus - de emoções diferentes. O guarda rodoviário que nos informou sobre o fechamento da estrada garantiu que o passeio vale a pena pela beleza das paisagens. Vamos conferir

Nenhum comentário:

Postar um comentário