quinta-feira, 14 de abril de 2011

Uma aventura caribenha - Capítulo 2


Sábado - 17/07/99 -  Sucesso em Araxá

     Alto Araguaia, Goiás - O desafio começou, pelo menos para nossas três Dakotas. Depois de enfrentar com facilidade os dois primeiros dias de viagem, as picapes foram submetidas a uma provação comum aos motoristas brasileiros: uma buraqueira impressionante na BR-462, no trecho que liga Araguari a Itumbiara. Além da ameaça à integridade dos veículos, os milhares de buracos de todos os tamanhos punham em risco, também, a vida dos motoristas, obrigados a verdadeiros malabarismos. Um desrespeito incompreensível e injustificado.
     Em compensação, o pernoite em Araxá, terra de Dona Beja (há quem escreva Beija), não podia ter sido melhor. A cidade, que vive a expectativa da reabertura do seu histórico Grande Hotel, literalmente parou para ver a Expedição Integração passar. A repercussão foi tão grande que todos nós, carros e viajantes, fomos personagens de uma extensa reportagem na televisão local, afiliada da Rede Globo, e no jornal O Clarim, semanário de destaque da região.
     Superado o pequeno problema ocorrido logo no início da expedição (a mangueira do turbo de uma das picapes rompeu e foi preciso trocá-la em Belo Horizonte) e já em ritmo de  viagem, conseguimos rodar quase 900 quilômetros e chegamos a Santa Rita do Alto do Araguaia, rio que, embora belo, ainda não tem, por aqui, a dimensão que assume quilômetros abaixo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário