domingo, 17 de abril de 2011

A ilha da fantasia

     Cuba, um dos enclaves do obscurantismo no Caribe (o outro é, certamente, a Venezuela do bufão Hugo Chavez) encenou mais um episódio da comédia pastelão em que se transformou o país. Sob a liderança de Raul Castro, realizou-se o 6º Congresso do Partido Comunista Cubano. Só pelo título dá para sentir o cheiro de naftalina, o bolor.
     Se o tal PC cubano ainda tivesse o - digamos - pragmatismo do similar chinês, que vem sabendo administrar a 'ideologia', a ilha dos irmãos Castro poderia ter alguma chance de, finalmente, reentrar no século 20, para se habilitar - com o tempo - ao 21. Como está, e com as anunciadas mudanças para o mesmo lugar, Cuba continuará na lista dos países mais medíocres do mundo, vivendo de factóides lançados para enganar uma população restrita aos limites permitidos pelo governo.
     Se Miami sucumbisse a uma hecatombe, Cuba desapareceria ao mesmo tempo, incapaz de sobreviver sem os dólares que são enviados à ilha.
     Pobre, desinformado (não há jornais, tevê e internet livres na ilha) e submetido a lavagens cerebrais, o povo cubano assistiu a mais um espetáculo vazio, num Congresso lotado de delegados chapa-branca, que aplaudem na hora certa, como fãs de auditório comandados por um animador que manipula cartazes com as reações esperadas a cada momento.
     Finalizando o lamentável espetáculo, um caro desfile de tropas em comemoração à vitória de uma guerra contra os Estados Unidos. É isso mesmo. Eles, os dirigentes cubanos, transformam uma ridícula tentativa de invasão da Baía dos Porcos, por um grupo de cubanos descontentes, numa derrota do exército americano. E há quem acredite.

Um comentário:

  1. E como há gente que acredita, Marco! Ou, quem sabe, finge acreditar... Cretinos como Chico Buarque, Frei Betto, Marilena Chaui, Marco Aurélio Garcia, José Dirceu, Genoino, Dilma, Lula e Tarso Genro, só para citar alguns, vivem dando demonstrações de enlevo e bajulação à caquética dupla de irmãos cubanos e ao comparsa bufão Chávez.

    ResponderExcluir