terça-feira, 26 de abril de 2011

Histórias de Júlia e Pedro (11)

A conquista de novos amigos 

    Vou me permitir voltar a um dos temas que mais me comovem: Júlia e Pedro. A história de hoje aconteceu há pouco mais de um ano, quando dos primeiros dias de Júlia na nova escola, o Pedro II, colégio onde passei alguns dos melhores anos da minha vida (de 1960 a 1963 na Tijuca; e de 1964 a 1966 na Sede, no Centro).
     O temor de todos - de que a mudança de uma escola pequena e com atendimento bem personalizado provocasse um choque - não se concretizou, felizmente. Júlia teve uma adaptação muito rápida e segura. Em pouco tempo já repetia que adorava a nova escola e os novos amigos. E são muito amigos, conquistados de uma maneira muito especial, do seu jeito.
     Como o colégio adota mesas com quatro lugares, a aproximação natural se deu com os primeiros coleguinhas. Na semana seguinte, notamos que ela mudara de mesa e de companhia. Quisemos saber as razões, temendo que houvesse algum problema. A explicação, endereçada à mãe, veio de maneira simples e objetiva, e sepultou nossas preocupações:
     - Mamãe, como eu mudei de escola, vou trocar de mesa até conhecer todos os meus novos amigos."

2 comentários:

  1. Óóó.. nossa como as pessoas adultas aprendem com as crianças..são nossos professores..

    Atitude linda.

    Parabéns pela neta.

    abs,
    Patrícia

    ResponderExcluir
  2. É verdade. Júlia consegue nos dar algumas lições a cada momento.

    ResponderExcluir