sexta-feira, 29 de abril de 2011

Uma aventura caribenha - Capítulo 11

A ponte de comando do empurrador


Domingo - 25/07/99 - Aniversário a bordo do comboio para Manaus 

     Rio Madeira, Amazonas (22h56) - Domingo, segundo dia a bordo da balsa que nos leva a Manaus, ponto de partida da terceira etapa da nossa aventura caribenha, não poderia ter sido mais agradável.
     Já totalmente integrados à rotina da embarcação e adotados pela tripulação, pudemos aproveitar ao máximo o privilégio de cruzar parte do coração do brasil em condições especialíssimas: somos os únicos passageiros desse comboio (duas balsas e um rebocador) de transporte que liga Porto Velho à capital do Amazonas, num percurso de nada menos do que 1.050 quilômetros de rio.
     Nossa rotina começa cedo: acordamos praticamente com o sol, tomamos café e somos convocados para o almoço às ... 10h30. É isso mesmo: o almoço é servido às dez e meia da manhã. Às cinco da tarde, jantar. Hoje, almoçamos feijão, arroz, macarrão, salada de batatas, maionese e um assado. No jantar, galinha.
     'Dona' Creusa, cozinheira e única mulher a bordo (são nove tripulantes, ao todo), quando soube que um de nós (... eu, confesso) não comia aves, rapidamente preparou umas postas de peixe, divididas com o resto do nosso grupo.
     No final do dia, mais uma demonstração de carinho por parte da tripulação. Sabendo que João Carlos Nogueira estava festejando seu vigésimo-quarto aniversário, todos se reuniram para cantar "parabéns". João, emocionado, garantiu  que "jamais esqueceria esse dia". Foi aplaudidíssimo.

2 comentários:

  1. Que bacana!!! A sua narração pelo rio Madeira,me fez lembrar algumas viagens a Manaus. Tenho dois irmãos que moraram alguns anos lá,devido a carreira oficial do exército. Moraram tb na Região Sul do Brasil.

    Em Manaus,conheci o encontro das águas,simplesmente lindo. Dancei com um grupo no hotel Tropical o Boi Garantido e Caprichoso,uma apresentação aos visitantes e ainda contam a história,traduzida para o idioma inglês.

    Fiz passeios e me deliciei com os peixes: pirarucu,tucunaré,pacu..

    Gostei muito dessa aventura sua.

    beijos

    Pat

    ResponderExcluir
  2. Foi uma das viagens mais saborosas que eu já fiz, Patrícia. Cinco dias no Madeira, na ida, e outros cinco descendo o Amazonas, na volta (de Manaus para Belém). Com a Grande Savana e a floresta no meio.

    ResponderExcluir