quinta-feira, 21 de abril de 2011

Arroubos ideológicos

     Leio, na Folha, que a presidente Dilma Roussef comparou os inconfidentes mineiros aos que lutaram contra o regime militar instituído em 1964. Deveria ter ficado calada, ou não se deixar levar por arroubos ideológicos que não se sustentam face a uma avaliação que não seja engajada, maniqueísta.
     Os primeiros - os mineiros de 1789 - lutaram pela independência do Brasil, embora a grande motivação, o estopim da revolta, sabe-se, tenha sido a 'gula' excessiva da Coroa Portuguesa, que culminaria no episódio que a história relata como a 'derrama'.
     Já os ex-companheiros da atual presidente, que combateram o regime ditatorial, pregavam, não 'apenas' a derrubada de um governo ilegal - como é o da Líbia, por exemplo -, o que seria justificável, mas a adesão a um ideário que passava longe da liberdade, montado, exatamente, sobre ilegalidades, supressão de direitos, perseguições, assassinatos em massa.
     É claro que havia jovens apenas e tão-somente idealistas entre os que foram presos, torturados e mortos.  Mas, pairando sobre eles, estava uma visão do mundo que se mostrou deturpada e foi derrubada logo depois pela própria história, junto com o Muro de Berlim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário