segunda-feira, 4 de abril de 2011

Falência de serviços

     O assunto é até recorrente. Mas assume outra dimensão quando invade nossos domínios, chega na sala, envolve nossos amigos, filhos. A falência do sistema de concessão de passaportes é de causar vergonha a qualquer um. Como explicar a alguém, de um país sério, que a Polícia Federal está levando quase três meses para expedir um documento que é obrigatório?
     Ninguém solicita um passaporte por prazer, gosto ou curtição. A obrigatoriedade exige, no mínimo, presteza, especialmente porque é um serviço pago. Além de obrigar que um candidato a viajante programe sua vida com uma antecedência injustificável, a Polícia Federal não garante o atendimento na hora marcada. A espera, em salas inadequadas, tem levado algumas horas.
     Há os casos excepcionais, é verdade. Se sua mãe morrer em outro país, você será atendido em uns três dias. Definitivamente, a prestação de serviços públicos não é levada a sério no Brasil.

2 comentários:

  1. Lamentável e triste.. tive a sorte de ter feito meu primeiro passaporte no ano passado e só ter esperado na sala pra ser atendida algo em torno de uma hora..e na semana seguinte fui buscar..a tal sorte é pra ser normal para qualquer pessoa.

    ResponderExcluir
  2. O atendimento anda muito ruim, Patrícia. A espera mínima, atualmente, está em torno de dois meses, exceto em casos excepcionais.

    ResponderExcluir