sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Um ano de Blog

     Sem que eu percebesse - só hoje me dei conta do fato -, 'O Marco no Blog' completou seu primeiro ano (a primeira postagem aconteceu no dia 3 de fevereiro de 2011). Confesso que exercer essa atividade tem me proporcionado muito prazer. Escrever, diariamente - e não houve um dia, sequer, sem um texto, por menor que fosse -, para mim, é um misto de desafio e prazer.
     Ao longo desse período, acredito que tenha cumprido o propósito expresso no texto de apresentação do Blog e que tomo a liberdade de reproduzir abaixo.
     Obrigado pela paciência e participação de todos.

Do OJ ao JB  (3 de fevereiro de 2011)

     Meu desafio é ser absolutamente fiel aos conceitos que venho carregando comigo há seis décadas, quatro delas dedicadas a transformar em textos o momento que estava vivendo em três grandes redações cariocas: na do extinto e praticamente esquecido O Jornal, à época (final dos anos 1960 e começo dos anos 70), ainda o "órgão líder dos Diários Associados"; na brilhante redação do O Globo dos anos 1970; e no sexto andar do prédio da Avenida Brasil, onde vibrava e fazia história o recém-sepultado Jornal do Brasil.
     Vem do período romântico de jovem repórter do O Jornal a primeira sensação real de estar construindo alguma coisa até certo ponto transcendental, ao penetrar – mesmo que por breves minutos – na vida de uma pessoa absolutamente estranha. Foi num trem da Central do Brasil, a caminho de casa, no distante subúrbio de Marechal Hermes.
     Ao meu lado, em um dos bancos de madeira do penúltimo dos nove vagões da composição destinada a Deodoro (não lembro se era o 13, parador, ou o 23, direto), alguém mergulhava num texto produzido por mim. Um texto simples, banal, mas que, naquele momento, ajudava alguém a discutir consigo mesmo um fato do seu dia a dia, da sua cidade.
     O espaço que estou inaugurando, estimulado por parentes, amigos e – não seria justo omitir – pela pretensão de ter idéias que mereçam ser debatidas, se dispõe a oferecer não apenas a oportunidade de apresentar textos para um consumo à distância, unilateral, de via única, mas um lugar ao meu lado. Desta vez, com direito ao mais saudável dos exercícios democráticos: o debate.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo aniversário do blog, Marco. continuo leitora fiel, curtindo muito suas lembranças de velhas redações e as histórias de Júlia, Pedro & Maria.

    ResponderExcluir