quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Um espaço para lembranças

     Tenho tido muito prazer em participar de um grupo que se formou para relembrar um pouco da história de um grande jornal, o O Jornal, o 'órgão líder dos Diários Associados', cadeia fundada por Assis Chateaubriand e que teve papel preponderante no Brasil ao longo de algumas décadas.
     Fui convidado por um antigo companheiro de redação e excelente jornalista, Eduardo Mamcasz, que por lá chegou algum tempo depois de mim, mas lá ficou depois que parti para O Globo, onde novamente nos encontramos.
     O Jornal, para os que não lembram, foi um marco na história do jornalismo, ao reunir colaboradores de enorme qualidade, responsáveis por inovações que vingaram e marcam os jornais até hoje.
     Tive o prazer de trabalhar com alguns, aos quais admirava, como Dona Elza Marzulo (era assim que a chamávamos), aquela que inventou o segundo caderno, na época, o espaço para a mulher; Quirino Campofiorito, crítico de arte e um artista, ele mesmo; Álvaro Vieira, o jornalista que virou médico e inaugurou o noticiário sobre saúde; Angelo Regato, um símbolo do jornalismo fotográfico; Terezinha Monte, a cronista do carnaval, por excelência. Convivi com João Calmon, Gomes Maranhão, Austregésilo de Athayde, Paulo Cabral e com a presença ainda muito viva de Assis Chateaubriand, que morrera apenas seis meses antes de eu entrar pela primeira vez em uma redação.
     Estive ao lado de Ari de Carvalho, na sua estreia no Rio de Janeiro, e lamentei o fracasso da primeira edição a cores de um jornal carioca (chegamos às bancas no início da tarde, algo terrível para um matutino). Vivi com a equipe contratada à velha Última Hora, chefiada por Pinheiro Júnior, alguns momentos de renovação e vigor. Tive a sorte de já não estar presente quando saiu a última edição.
     A ideia do grupo, ao qual me integrei inteiramente, é reviver momentos desse antigo símbolo, uma escola que ajudou a formar excelentes profissionais. O endereço: "O JORNAL" DIÁRIOS ASSOCIADOS/ RIO DE JANEIRO".
     O Jornal, aliás, tem um enorme e merecido espaço no meu ensaio 'Nariz de Cera', no qual conta algumas histórias passadas ao longo de 40 anos em redações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário