sábado, 25 de fevereiro de 2012

Longa vida a Madiba!

     Nelson Mandela é um daqueles personagens que já têm lugar cativo na história da humanidade. Um homem muito acima do bem e do mal, capaz de mudar a história de um país marcado pelo que talvez seja a maior ignomia, o racismo. Pois 'Madiba' está doente, nos contam jornais e revistas de todo o mundo. Aos 93 anos, foi internado para 'exames' em um hospital de Johanesburgo, uma das principais cidades da África do Sul.
     Há muito segredo em torno da saúde de Mandela, talvez pelo temor do que pode advir com sua morte. Um temor justificado, até certo ponto. Ele, mesmo fora do poder formal, é o símbolo da África do Sul pós-apartheid, um país que ainda sofre com as feridas deixadas pela segregação.
     Sua vida é uma referência para as velhas e novas gerações. Ele é o fiel de um país potencialmente rico naturalmente bonito, mas ainda sujeito aos efeitos da mediocridade e da ignorância geradas por anos de separação interna, de violência e ódio.
     Mandela é a alma do país, uma das mais destacadas personalidades do século passado, uma referência na busca pela igualdade, pela paz, só comparável - na minha concepção de mundo - a Mahatma Gandhi.
     Longa vida a Madiba!

Nenhum comentário:

Postar um comentário