terça-feira, 17 de julho de 2012

Vamos expurgar a Venezuela

     A Folha, entre outros jornais, destaca hoje o relatório da organização Human Rights Watch - pró-direitos humanos - sobre a real situação da liberdade e da democracia na Venezuela. Para ser 'coerente' com suas últimas intervenções na política externa, o Brasil deveria propor a imediata exclusão do país governado pelo bufão Hugo Chávez de todas as organizações internacionais do mundo, começando por reconsiderar o voto favorável ao ingresso dessa republiqueta bananeira no Mercosul.
     Não há outra saída. O relatório denominado 'Apertando o Cerco: Concentração e abuso de poder na Venezuela de Chávez', divulgado em Washington e repercutido pelos nossos jornais e revistas, em geral, não deixa dúvidas sobre o caráter - ou a falta dele - do governo chavista, que se especializou, nos últimos 14 anos (é isso mesmo, o 'democrata' coronel de opereta está no poder há 14 anos), em perseguir adversários, cercear a atuação da Justiça e empastelar órgãos da imprensa.
     De acordo com o diretor da entidade para a América Latina, citado literalmente, há uma fachada legal para justificar os atos arbitrários oficiais, o uso de um aparato institucional para os propósitos políticos de Chávez: "O precussor desse modelo na América latina foi Alberto Fujimoro, no Peru", destacou José Miguel Vivanco. A comparação não poderia ser mais apropriada.
     No relatório há, ainda, uma citação expressa à prisão da juíza Maria Lourdes Afiuni, que ousou dar liberdade condicional a um desafeto do governo. Foi atacada pessoalmente pelo presidente, em cadeia de rádio e tevê, e presa.
     Espero que nossas 'organizações da sociedade civil' e 'intelectuais', sempre tão atentos e prontos a protestar contra esses governos neoliberais e direitistas - que seguem a Constituição de seus países e respeitam a liberdade de expressão -, cobrem uma atitude digna do governo.
     Mas já sei, de antemão, que é pedir muito. Estou, na verdade, exercitando uma saborosa e incontestável provocação. O Brasil é aliado de fé do que há de pior no mundo. Essa gente vive da demagogia, do estelionato idelógico, do palavrório de botequim vazio de conteúdo, mas cheio de vigarice - destinado a conquistar aplausos fáceis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário