sexta-feira, 13 de julho de 2012

Histórias de Júlia e Pedro (Capítulo 48)

     A pequena 'mamãe'

     O amor de Júlia por Pedro e de Pedro por Júlia encanta. É claro que há brigas, provocações e tudo o mais que se espera entre dois irmãos sadios e que competem pelas mesmas pessoas, atenções e espaços. Mas estão sempre juntos e sentem muita falta um do outro.
     Pedro sempre teve na irmã uma referência para tudo. Apesar de ser quatro anos mais velha (está completando nove anos este mês), Júlia brinca muito com irmão, lê para ele, ensina a fazer determinadas tarefas. E trata o irmão como um bebê, desde sempre.
     Como resultado dessa relação, Pedro passou pelo menos três dos seus cinco anos chamando Júlia de "mamãe pequena", quando necessitava de ajuda ou queria companhia. De algum tempo para cá, havia parado com o tratamento diferenciado, não com o carinho. Afinal, já estava ficando grande, quase cinco anos.
     Há uma semana fomos surpreendidos com a volta da 'mamãe pequena' à cena de brincadeiras e chamegos. A explicação era óbvia: ele, inconscientemente, já estava transferindo parte da dependência emocional que tem da 'mãe grande'.
     Ele sequer toca no assunto, mas sabe e sente que está chegando o dia em que a mãe, Flávia, vai viajar para Londres - com o COB, para cobrir a Olimpíada - e ficar longe dele por longuíssimos 25 dias. Na última vez em que foi confrontado com a realidade - a viagem da mãe, que se aproxima -, foi incisivo, na sua inocência: "Eu só deixo você viajar um dia, mamãe. Um dia!".
     E se agarrou, a partir daí, à sua 'mamãe pequena'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário