quinta-feira, 9 de junho de 2011

"Vamos todos cantar de coração ..."

     Foi certamente a mais calorosa e vibrante recepção a um clube no Rio de Janeiro. O saguão do Aeroporto Santos Dumont, no Centro, de um momento para outro, submergiu a uma onda incalculável de torcedores apaixonados e apaixonantes, em sua emoção. O Rio parou para ver um momento que talvez jamais seja esquecido.
     As imagens da multidão desfilando sua alegria pela inédita conquista da Copa do Brasil provocaram arrepios, em especial nos velhos torcedores que, como eu, atravessaram tantos momentos de glória e se angustiavam com a ausência de conquistas dignas de um clube com a tradição e a história inigualáveis do Vasco.
     "O campeão voltou", sim. Mas não apenas o vencedor de uma Copa do Brasil, de quatro Brasileiros, uma Libertadores, um Sul-Americano, uma inesquecível e inigualável Mercosul e mais de duas dezenas de Estaduais, entre uma centena de outros títulos.
     Foi a volta do verdadeiro Vasco, do mais democrático e igualitário de todos os clubes de futebol - e a história está aí para comprovar. Do clube que conquistou para o país o primeiro de seus títulos internacionais. Do clube que construiu seu lugar, literalmente, com o apoio exclusivo de seus torcedores. Do clube que sempre foi de todas as raças, credos e camadas sociais.
     A explosão de alegria da torcida - ordeira e pacífica - marcou mais um desses momentos que reforçam a beleza de uma história que começou no século 19 e não parou de acrescentar motivos de orgulho para o esporte.
     Hoje foi o dia de uma imensa torcida bem feliz, de norte a sul do país, cantar a Cruz de Malta.

Um comentário:

  1. Brilhante texto, Marco. Eu, também um veterano vascaíno, apaixonado como você, vibrei e me emocionei como há muito não fazia.
    Mesmo à distância - estava em Washington - comemorei intensamente este momento lindo da história do nosso clube.
    Foi bonita a festa, pá. Fiquei contente. E ainda guardo, renitente, um velho cravo para mim...
    Que venham mais títulos!

    ResponderExcluir