terça-feira, 14 de junho de 2011

O custo da carga tributária

     O Jornal Nacional de ontem prestou um enorme desserviço ao consumidor brasileiro, embora estivesse no seu papel de denunciar um crime: as manobras usadas por sites de vendas do exterior para conseguir que seus produtos entrem no país sem pagar as taxas alfandegárias integralmente.
     As tais lojas virtuais driblam a fiscalização? Sim, é verdade. A concorrência com as lojas brasileiras, neses casos, é injusta? Digamos que sim. Mas, no fim, resta um fato indiscutível: o brasileiro paga preços exorbitantes por produtos que custam muito, muito mais barato fora de nossas fronteiras.
     Por quê? Porque o país exerce uma das políticas tributárias mais escandalosas do mundo. A carga de impostos que pagamos chega a ultrapassar, em vários casos, absurdos cinquenta por cento do custo do produto.
     Já contei aqui, no Blog, o caso do Palio Weekend que, fabricado em Betim (MG), chegava a Roma - no seu lançamento - mais barato do que nas revendas de Belo Horizonte. Isso, depois de viajar um dia na carrocerria de um caminhão e atravessar oceanos.
     Faltou à edição do JN exibir o - podemos chamar assim - 'outro lado da moeda'. Explicar que essa distorção acontece em virtude do apetite desenfreado do nosso governo, que compensa seus gastos estratosféricos com o aumento da carga tributária, punindo duplamente a população.
     Se a máquina fotográfica vendida pela internet, por uma loja de Nova Iorque, chega às mãos do comprador brasileiro mais em conta do que um similar comprado aqui, a culpa não é de quem vende, mas de quem taxa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário