sexta-feira, 3 de junho de 2011

Governo fabrica notícias e 'esquece' a crise

     A capacidade de gerar notícias é uma arte. Uma arte levada às últimas consequências na 'era Lula', que começou há pouco mais de oito anos e, por enquanto, não tem data marcada para acabar. Se algo vai mal, inventa-se que o país é autossuficiente em petróleo. Ninguém vai discutir, mesmo. Se o ministro da Casa Civil sangra diariamente, que tal 'anunciar o anúncio' do lançamento da segunda fase do 'programa' Minha Casa, Minha Vida? Um número? Vá lá: dois milhões de residências.
    "Mas a primeira fase ( um milhão de casas) não chegou, sequer, à metade do previsto ...", poderia ponderar um pagador de impostos menos alienado. E daí? Alguém se dá ao trabalho de contar? A notícia já circulou e ainda vai circular, com a superficialidade que se tornou absurdamente comum nos noticiários. Basta ouvir o Jornal Nacional, por exemplo. Não há ponderações. As notícias desse tipo são lidas mecanicamente, e se transformam em verdades.
     A presidente Dilma Roussef sabe disso. Viveu intensamente os fatos e factoides despejados na 'mídia' pelo ex-ministro Franklin Martins, atual companheiro de viagens do ex-chefe, recentemente convocado ao Palácio do Planalto. Hoje, de acordo com O Globo, a presidente aproveitou o batismo de uma plataforma de petróleo para disparar mais essa fantasia, com aquele seu jeito peculiar de falar: "Nós vamos continuar construindo o Minha Casa, Minha Vida. Na metade deste mês, nós vamos lançar o Minha Casa, Minha Vida 2, construindo mais dois milhões de moradias para a população brasileira", disse.
     Segundo O Globo, Dilma teria "afirmado" ainda que o Brasil mudou. "E eu quero dizer para vocês: vai continuar mudando. Nós vamos continuar gerando muitos empregos, nós vamos continuar fazendo os programas que levaram este país a um nível de desenvolvimento que é um exemplo para o mundo."
     Viram bem? A presidente 'afirmou' que o país mudou. E usou uma estranha formatação para falar sem dizer absolutamente nada: " ... nós vamos lançar o Minha Casa, Minha Vida 2, construindo mais dois milhões de moradias".
     E assim nós vamos vivendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário