quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

STF mantém penas de mensaleiros

     A perigosa tese defendida pelo ministro Marco Aurelio Melo, que reduziria a pena de um grande número dos condenados no julgamento do Mensalão, foi derrubada pela maioria absoluta do Supremo Tribunal Federal, com a exceção de Ricardo Lewandowski, o principal e mais eficiente defensor dos quadrilheiros. Nem mesmo Dias Toffoli acompanhou essa excrescência jurídica, o que, por si só, mostra que ela não se sustentava.
     A prevalecer a teoria marcoaureliana, todos os quadrilheiros nacionais - não apenas os mensaleiros - só seriam passíveis de punição por um dos crimes que cometessem. Há delitos continuados, é claro. Crimes que se sucedem, tendo por origem um único e que se tornam consequências do delito primeiro. Mas no caso em julgamento, houve diversos crimes, cometidos cada um a seu tempo e hora. Portanto, passíveis de penas individualizadas.
     Se a soma das condenações do publicitário Marcos Valério chega a quarenta anos, é porque o indiciado delinquiu em várias ocasiões e de modo diferente. A corrigir alguma distorção, deveria ser para aumentar a pena de alguns personagens, como o chefe da quadrilha, José Dirceu, que só foi condenado por dois crimes. Os dez anos e dez meses de cadeia constituem uma pena modestíssima para seu papel deletério.
     A bem da verdade, a cúpula petista condenada não seria favorecida caso a toeria de Marco Aurélio prevalecesse. Mas ajudaria o ainda deputado federal paulista João Paulo Cunha - aquele que mandou a mulher receber R$ 50 mil em um caixa do banco FRural em Brasília - a se livrar do enjaulamento. Seria um prêmio de consolação para os esforços de Lewandowski.
     A pena mais leve de Marcos Valério (pouco mais de 10 anos) também poderia beneficiar a quadrilha petista presa e a companheirada que ainda está solta. Com perspectivas de sair da cadeia em pouco mais de dois anos, poderia ser convencido mais facilmente a manter a boca fechada. Sabendo que provavelmente vai envelhecer em um presídio, e falido, pode ser que decida, afinal, revelar todos segredos da sua relação promíscua com os donos do poder na primeira fase da Era Lula. Torço muito para que isso aconteça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário