sábado, 15 de dezembro de 2012

Planalto prepara novo pacote de mentiras

     "Dilma prepara discurso e PT 'acalma' revoltados para preservar Lula"
     Sinceramente, em que lugar do mundo - estou falando em lugar decente, portanto, não vale dizer Cuba, Venezuela, Argentina, Coreia do Norte, Irã e assemelhados - um jornal publica um título como o que reproduzi acima e a vida continua como se não houvesse amanhã? É verdade que algo assim jamais seria publicado nos países citados. Só mesmo aqui, nesse país especialíssimo, como destaquei em texto recente aqui mesmo, no Blog.
     O título é da versão on line do Estadão e sintetiza o esquema que está sendo desenvolvido no Palácio do Planalto e arredores, para contornar - jamais enfrentar! - a crise de moralidade que nos atinge e que, a cada dia, mais nos envergonha.
     A solução encontrada pelos marqueteiros do Planalto - destaca o jornal - é explorar a inacreditável aprovação da presidente Dilma Rousseff e colocá-la para falar de uma espécie de 'Brasil do B', um país de faz-de-conta, onde a economia vai muito bem, obrigado (PIB de ridículo 1,5%!!!); a educação está bombando (de fato, levou 'bomba' nas avaliações internacionais); a saúde está tinindo (basta lembrar os últimos incidentes no Into); e a segurança é exemplar, como podemos constatar nos ataques do crime organizado realizados em diversas cidades do Sul.
     Na pior das hipóteses, a presidente pode citar o tal trem-bala que vai custar (se virar realidade) quatro vezes mais do que as previsões mais otimistas. Ou desfiar promessas de transpor as águas do Rio São Francisco para acabar com a seca, como vem sendo feito há pelo menos cinco anos. O objetivo é manter o povão feliz e esperançoso, sem parar para pensar nas - digamos - 'estripulias' do ex-presidente Lula, bombardeado pelo que podemos chamar de 'fogo amigo', partido das trincheiras do seu partido e de alguns asseclas.
     Em outra frente - eles não têm a menor dignidade -, é tratar de manter a ex-chefe de gabinete da Presidência, Rosemary Nóvoa Noronha, e seus pupilos, os irmãos Vieira, de bocas fechadas, com promessas de apoio integral. Sem falar em Marcos Valério, o operador do Mensalão do Governo Lula, que já está espalhando aos ventos que vai contar mais um capítulo das suas relações com a turma do PT e do Poder.
     E, como ensinou o manual da vigarice, colocar a culpa de tudo numa vaga 'oposição', que estaria tentando "desconstruir" a imagem do Governo. Pode parecer brincadeira, para pessoas que conseguem raciocinar além dos 140 toques do tal twitter, mas essa estratégia vem funcionando há um bom tempo. É um aperfeiçoamento da baboseira da 'herança maldita. Com algumas vantagens, a saber: vêm aí o Natal, o Ano Novo e o carnaval.
     Só mesmo aqui. Afinal, há 500 anos nosso primeiro cronista já afiançava que "em se plantando, tudo dá".

Nenhum comentário:

Postar um comentário