sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Valeu mesmo, STF!!!

     Vou me permitir discordar do meu velho companheiro da antiga redação de O Globo, nos anos 1970, Altamir Tojal, um dos organizadores da manifestação 'Valeu STF', que será realizada domingo, a partir das 10h30, no Leblon, Zona Sul do nosso Rio. Segundo Altamir, em entrevista ao jornal onde trabalhamos, será uma homenagem a "todos os ministros", independentemente dos votos proferidos até agora, no julgamento do Mensalão do Governo Lula.
     Eu não teria o menor constrangimento em excluir os ministros Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli da homenagem. Embora respeite o contraditório, não consigo respeitar esses dois representantes petistas no Tribunal. Eles não estiveram, não estão e não estarão no plenário para julgar com independência, seriedade e dignidade. Ambos apenas cumprem uma tarefa partidária, mais lamentável, ainda, no caso de Lewandowski, que vem se esmerando em desafiar a inteligência da Nação.
     Creio que Altamir está sendo educado e gentil, duas de suas características. Ele sabe que a sociedade decente desse país aprendeu a desprezar os dois ministros, pela evidente determinação de absolver seus companheiros, mesmo que, para isso, seja necessário conspurcar a Corte que deveriam defender e respeitar. Se Lewandowski, por acaso, atravessasse a passeata em apoio ao STF, certamente receberia uma sonora e estrondosa vaia. Não levaria pontapés nem pedradas - expedientes de 'convencimento' exclusivos da companheirada, historicamente -, mas seria expulso do convívio dos decentes.
     Que se diga, a bem da verdade, que até é possível ter dignidade pessoal tendo militado no PT. O presidente do STF, Ayres Brito, foi filiado ao partido, mas não vendeu a alma, como seus ex-companheiros fizeram. Lewandowski é a grande exceção. Pior até do que Dias Toffoli, de quem nada se esperava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário