quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Dilma se distancia do 'PT de Lula'

     Qual será o PT da presidente Dilma Rousseff? O da turma do ex-presidente Lula, maioria absoluta, que está indignado com a condenação dos companheiros José Dirceu e José Genoíno (a companheirada não dá a menor importância para Delúbio Soares, que desde sempre assumiu a tarefa de levar toda a culpa, para inocentar os criminosos mais destacados)? Ou será o seu - dela, Dilma - PT, aquele que está pensando na reeleição e que já rifara Genoíno, antes mesmo de ele pedir afastamento do cargo que ocupava no Ministério das Defesa?
     Para quem não vive os intestinos do PT, é sempre complicado entender o que se passa por lá. Parece claro, no entanto, que a presidente quer se distanciar ao máximo da pilantragem que está sendo condenada pelo Supremo Tribunal Federal e pela consciência nacional. Não deve ser uma tarefa fácil, em virtude da dependência e submissão aos desígnios e vontades de Lula, que manda e desmanda, impondo sua vontade praticamente sem reação.
     Lula e o seu PT estão com Dirceu e Genoíno. Seria complicado ficar contra eles, ou mesmo manter uma distância de segurança. Dirceu, em especial, foi o mentor do projeto de poder que tem o ex-presidente como referência. Era - de certa maneira continua sendo - o estofo ideológico que Lula jamais teve, seu balizador e - provou-se agora - o condutor aparente dos acordos espúrios que miravam a eternização do poder petista.
     Ao condenar José Dirceu por corrupção ativa, o STF condenou também o ex-presidente e a maneira abjeta de fazer política levada ao extremo pelo PT. Lula sabe disso, o que explica seu destempero. Dilma também sabe, o que - para mim - explica o distanciamento que vem tentando colocar entre seu governo e os agora condenados. Se alguma dúvida persistia quanto à determinação da presidente de postular a reeleição, ela se desfez completamente.
     Ao se desvincular dos quadrilheiros que assaltaram os cofres públicos - seus companheiros de partido e de Governo, não podemos esquecer - , Dilma Rousseff deixa claro que quer preservar a imagem da dirigente que não compactua com os malfeitos daquele 'outro PT', o PT de Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário