quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Nas águas do Jalapão (8)

A Praia do Araçá, formada pelo Rio Balsas

Sexto dia – Uma descoberta e um encontro



     Ponte Alta do Tocantins – Eu já sabia que havia algumas atrações ainda desconhecidas para mim, apesar das cinco incursões anteriores ao Jalapão, essa região especial do Brasil. Mas não imaginava que uma delas – a Praia do Araçá, no Rio Balsas - poderia ser tão encantadora.

A vegetação dá vida ao rio

     Distante cerca de 50 quilômetros (estrada de terra em razoáveis condições), a Praia do Araçá reúne todos os atrativos imagináveis num recanto de rio: águas límpidas, areia branca fina, muita vegetação, algumas corredeiras, para quebrar a monotonia, e um enorme e envolvente bom astral.



Breno e a mulher, Rosana,lavando a louça do almoço


     Um clima que favoreceu outro encontro, com um jovem casal de Porto Nacional que chegara um pouco antes, decidido a acampar. Rosana e Júnior Breno dividiram a praia e o almoço que fizeram conosco.
Breno é um vitorioso. Aos 13 anos, fraturou três vértebras ao mergulhar no Rio Tocantins. Tetraplégico, chegou a ser desenganado.


     Hoje, aos 27 anos, leva a vida normal para uma pessoa que passou dois anos na cama, imóvel. Anda, dirige, nada e se orgulha do filho, Breno, de oito anos. “Os médicos chegaram a dizer que eu não poderia ter filhos”, contou, emocionado.

Um comentário:

  1. Que lindo depoimento...pra mostrar pra várias pessoas que nao importa o que aconteça.Você sempre pode recomeçar.

    ResponderExcluir